17 de maio de 2008

Reflorestamento da estrada principal da fazenda

Vou fazer um breve histórico destes reflorestamentos e descrever como procedemos com as mudas que foram levadas ao campo hoje, 17/05/08.

Temos 3 áreas de 200 metros x 15 metros cada. Varia um pouco pois ela contorna e estrada principal da fazenda. No ano de 2007 foram plantadas ali, o total de 544 mudas de árvores nativas do Pantanal como o cedro, bocaiuva, mandovi, aroeira, ximbuva, angico, angelim, piuva pantaneira, jacarandá, paineira barriguda, embauba, jatoba, bálsamo, cubaru, taruma, agua-pomba, ingá, ariticum e para-tudo.

As áreas foram previamente preparadas, limpas, sub-soladas, gradeadas e semeamos o feijão guandu. Este trabalho ajuda bastante na retenção da umidade do solo, evita a recomposição do capim e melhora a qualidade do solo.

Ontem, fizemos o re-plantio de 20 mudas da área 3 que morreram. Também coroamos e adubamos as 130 mudas da mesma área e cobrimos com as folhas dos pés de feijão guandu disponíveis na área.


Em 16/05 choveu mais de 20 mm na área o que vai contribuir para o desenvolvimento destas mudas.

Segue abaixo as fotos do viveiro, coroamento e adubação e re-plantio com detalhes das técnicas utilizadas.

Sugestoes são bem vindas! Carol





Acima: Viveiro de mudas de especies nativas do Pantanal: + de 950 mudas em maio 2008




Acima: Muda de Ximbuva, plantada em Novembro de 2007.





Acima: coroamento e adubação da Ximbuva com Cloreto de Potássio + MAP = ( N P K) depois disso foi feita cama com os galhos do feijão guandu.




Acima: preparo da cova com adubo (N P K) para re-plantio.



Acima e abaixo: replantio de Para-tudo.


Acima: fazendo cama para o para-tudo com folhas do feijao guandu.



Acima: Cedro plantado em Fevereiro de 2007 - área 1.

Quero agradecer a ajuda do Sr. Nilson que sem ele nada disso teria sido realizado. Aos guias, Jacir, Eliane e Leandro que me ajudaram no campo e na coleta de sementes.

Nas fotos: Sr. Nilson e Leandro trabalhando.

Até a proxima, Carol



Nenhum comentário: