7 de maio de 2008

Predação de Onça-pintada ( Panthera onca ), por indivíduo de mesma espécie, no Pantanal de Miranda – MS.





Várias questões à respeito do comportamento de onças-pintadas tentam entender como esses animais estão distribuídos ao longo de seu território, levando em consideração os fatores que podem influenciar essa organização no ambiente e o movimento desses indivíduos em uma determinada área.

De acordo com estudos realizados, em um ecossistema como o Pantanal, onde existe uma relativa disponibilidade de presas, as populações de onça-pintada parecem organizar-se entre si por interações sociais manifestadas através de disputas territoriais, as quais algumas vezes podem resultar em comportamentos muito agressivos por parte de alguns indivíduos.

Desde 2003, aqui na Fazenda San Francisco, aspectos referentes à ecologia de onças-pintadas estão sendo monitorados pelo Projeto GADONÇA. Predadores eficientes, as onças-pintadas transitam livremente na área da Fazenda em busca de seu principal alimento no local – capivaras e jacarés. São observadas por milhares de turistas o ano todo, do Brasil e Exterior, em nossos carros abertos adaptados ao Safári Fotográfico.

No dia 23 de novembro de 2007, um fato raro no estudo do comportamento desses carnívoros foi registrado pela primeira vez em 4 anos de atividades do Projeto Gadonça. Uma fêmea adulta de onça-pintada (3 – 4 anos), foi morta e comida por outro indivíduo da mesma espécie. Um comportamento pouco registrado nas diversas pesquisas conduzidas por projetos de conservação de onça-pintada que atuam não só no Pantanal, mas ao longo de toda ocorrência desses animais.

Esse fato levantou uma série de questões e alguns aspectos importantes devem ser considerados.

Acredita-se ser uma evidência onde se tratando de disputa territorial, seja ela influenciada pela abundância de presas no local ou pelo comportamento desses indivíduos em período reprodutivo; a agressividade e a competitividade são um dos fatores decisivos na determinação da dinâmica populacional de onças-pintadas.

Além disso, esse padrão de comportamento pode ser mais frequente do que imagina-se e que informações referentes a este aspecto merecem ser investigadas. Entendendo cada vez mais como essas populações se comportam, soluções efetivas podem ser encontradas para garantir a sobrevivência desses animais à longo prazo.

Ricardo Luís da Costa
Biólogo Projeto Gadonça.

Janeiro de 2008

Nenhum comentário: