27 de maio de 2008

Surpreendente encontro com 7 cobras na expediçao noturna do Projeto Herpetofauna


Em uma saída de campo do biólogo Ricardo para monitoramento das onças da Fazenda no dia 14 de maio, os biólogos que participam do Projeto Herpetofauna da Fazenda San Francisco o acompanharam e se surpreenderam com o encontro de 7 cobras, de 3 espécies, em duas horas de focagem nas estradas da fazenda.

Todos os indivíduos estavam na vegetação marginal da estrada, e entre 1m e 1,8 metros de altura do chão.

As serpentes pertenciam as espécies Philodryas olfersii (três exemplares), Chironius quadricarinatus (também 3 indivíduo) e Thamnodynastes cf hypoconia (1 indivíduo).

Philodryas olfersii é uma das espécies conhecidas popularmente como cobra-verde. É uma cobra de hábitos diurnos, que caça ativamente suas presas no chão ou em arbustos e que se alimenta principalmente de sapos, rãs e pererecas e pequenos roedores, como ratos e preás.


É uma espécie que apresenta certa quantidade de veneno mas que se não for manipulada não apresenta riscos. Por possuir uma coloração verde que se confunde ao ambiente onde ela caça e por ser muito ágil quando se desloca essa espécie não é encontrada facilmente e ainda não havia sido registrada na área da fazenda San Francisco.

Chironius quadricarinatus também é uma espécie difícil de ser avistada devido a seus hábitos. Assim como a cobra verde, a cobra-cipó (como é conhecida popularmente essa espécie) é ativa durante o dia e pode caçar tanto no chão como em árvores e arbustos. Se alimenta principalmente de sapos, rãs e pererecas e, se for perturbada, pode se tornar agressiva, embora não apresente nenhum tipo de veneno.


Essas duas espécies provavelmente estavam em repouso quando foram encontradas, e procuraram a parte mais alta da vegetação para evitar a predação por animais terrestres como gambás, lagartos e outras cobras.

Aves também são grandes predadores de serpentes, mas como poucas espécies de aves são ativas durante a noite as espécies de cobras diurnas conseguem se proteger da maioria de seus predadores repousando a certa altura do chão.

A outra espécie avistada pelos pesquisadores possui hábitos noturnos e estava ativa quando encontrada. É uma serpente que pertence ao gênero Thamnodynastes, provavelmente se trata de Thamnodynastes hypoconia. Ela caça ativamente suas presas, que são sapos, rãs e pererecas, no período noturno, sob a vegetação e no chão.




Esse é mais um fato que confirma a grande diversidade de espécies que podemos encontrar na Fazenda San Francisco.

Além das espécies aqui tratadas, o biólogos já confirmaram a presença de mais 12 espécies de serpentes, 8 de lagartos e 25 espécies de anfíbios nas áreas da Fazenda.

Texto: Liliana Piatti

Fotos: Paulo Landgref Filho

Nenhum comentário: