7 de maio de 2008

Mídia internacional visita empreendimentos agroecológicos em MS

Roberto Coelho, proprietario da San Francisco, falando sobre o confinamento bovino.


Chega ao Estado na próxima segunda-feira, dia 5, um grupo de jornalistas estrangeiros que está no País para conhecer a cadeia produtiva de carne. Trata-se da segunda edição do Projeto Imagem MS, uma ação do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais (Conex/MS) junto a Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), que articulou o press trip da imprensa a empreendimentos agroecológicos em Bonito, Jardim e Miranda.


Especializados em agronegócio, a visita do grupo é uma oportunidade para promover o Estado no exterior e, principalmente, mostrar a harmonização existente entre sua principal atividade econômica, a pecuária de corte, aliada ao eco-turismo sustentável. Nesta edição participam do Projeto jornalistas da Inglaterra (The Scotsman e Richmond Towers), França (Europolitics e Agence Europe) e Irlanda (The Irish Times).


O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em Mato Grosso do Sul o press trip conta o apoio da Fundação de Turismo (Fundtur).


ROTEIRO
Os jornalistas chegaram hoje (2) ao Brasil e foram recebidos em São Paulo pela equipe da Abiec. Neste final de semana a agenda do grupo acontece integralmente em Minas Gerais, onde farão visitas a propriedades com criação de gado zebuíno, além de participar da ExpoZebu 2008, em Uberaba, onde mais de 3 mil zebuínos voltados para a produção de genética estão expostos. A chegada a Mato Grosso do Sul está prevista para segunda-feira (5) quando, inicialmente, visitam pela manhã a unidade do frigorífico Independência Alimentos, em Nova Andradina.


Já em Bonito, à noite, os jornalistas serão recebidos pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Também participam da recepção o prefeito municipal de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, e os secretários municipais de Turismo e Meio Ambiente, Augusto Barbosa Mariano e Edmundo Costa Júnior, respectivamente.


No dia seguinte, terça-feira, os jornalistas permanecem em Bonito onde conhecerão a Gruta do Lago Azul, Monumento Nacional tendo sido tombada em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo dia o grupo segue para Jardim em visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata. Na fazenda, onde a pecuária e o ecoturismo são integrados, eles serão transportados até a Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá percorrerão uma trilha chegando até a nascente do rio Olho D’Água, uma piscina natural a partir de onde iniciam um percurso de aproximados 2 quilômetros de flutuação até o encontro dos rios Olho D’Água e Rio da Prata.


Quarta-feira (7) a comitiva se desloca para Miranda, com destino a Fazenda San Francisco, um dos atrativos mais significativos do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Além de conhecerem in loco a variedade de fauna e flora, da comida regional e do funcionamento real de uma fazenda no Pantanal – cultivo, produção e afazeres com toda a estrutura necessária de conforto e a preocupação com a conservação ambiental – eles serão assistidos por palestras técnicas ministradas por profissionais da própria fazenda, onde serão abordados os potenciais ecoturísticos do município.


A programação no Estado se encerra no dia seguinte, quinta-feira (8), quando visitam as fazendas conjugadas Cacimba de Pedra – Reino Selvagem, também em Miranda. As propriedades formam a única unidade de criação de Jacarés do Pantanal Precoce no mundo considerada modelo no Brasil em produtividade, melhoramento genético e precocidade, com uma produção de seis mil jacarés/ano.


Cristiane Sandim
02.05.08

Assessoria de Imprensa Seprotur
Informações pelo tel. (067) 3318-5053 ou 9242-6937
ascom@seprotur.ms.gov.br
http://www.seprotur.ms.gov.br/


Nenhum comentário: