6 de março de 2015

Seca ou Cheia? Quando é a melhor época para conhecer o Pantanal?

A região é regida por ciclos de chuva e seca, que mudam radicalmente a paisagem do Pantanal que é um local com uma das maiores concentrações de fauna silvestre do mundo: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras, onças e outros animais são possíveis de serem vistos na Natureza.



Porém é importante saber que o Pantanal muda de cenário a cada estação. É sempre exuberante! Em cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de Novembro a Março. A cada ano que passa este período de enchente e cheia tem se modificado frequentemente.

Abaixo definimos os CICLOS DAS ÁGUAS do Pantanal para que você possa programar melhor sua viagem para esta belíssima região. Veja:

Estação das Águas - Período de Dezembro a Março

Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e o cervo do Pantanal. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes.
Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano. O período da cheia normalmente vai de janeiro a março. 

Também período de Piracema (reprodução de várias espécies de peixes). Os peixes se espalham pela planície alagada. Importante trazer dois pares de sapato fechado caso um deles molhe.

Estação da Vazante - Período de Abril a Junho - Em Abril, as chuvas diminuem e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d´água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas que se concentram nestas regiões. 



É o período em que a água escoa, sempre no sentido leste para oeste. As águas da cheia vão de encontro aos Rios Miranda, Aquidauana e outros que fazem parte da planície pantaneira e seguem para o Rio Paraguai, o principal rio do pantanal.

A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas.  Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Ocorre o nascimento de gramíneas que servem de alimento para o gado, cervos, capivaras e outros animais herbívoros.  Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego. É uma época muito bonita e gostosa de se visitar o Pantanal pois o clima ameno, a ausência de mosquitos e as belas paisagens da vazante juntamente com a volta da movimentação dos animais nas áreas secas formam um belo conjunto para uma agradável visita. Porém nunca se esqueça de trazer roupa de frio neste época.

Estação da Seca - Período de Julho a OutubroA estação da seca ocorre de junho a outubro e os rios do Pantanal voltam ao seu leito original. É o melhor período para a observação da vida selvagem. Os campos ficam secos e a maioria das árvores perdem suas folhas. Os animais se deslocam grandes distâncias a procura de água. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. 
Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d´água remanescentes. A partir de Agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas. No final da estação da SECA é um período de grandes queimadas, que causam muito sofrimento para a biodiversidade. As queimadas são importantes pois muitas flores brotam após as queimadas, porém se o fogo é muito forte causa um grande impacto negativo para o Pantanal. Após o período de estiagem (sem chuvas) começam as chuvas novamente e reinicia o ciclo das águas no Pantanal.

Estação da Enchente – Período de Outubro a Dezembro Período que normalmente se inicia em outubro quando as primeiras chuvas vêm para aliviar o fim da sofrida estação da seca. As chuvas são intensas e quando caem nas regiões montanhosas que circundam o Pantanal, descem para a planície e lentamente transforma a paisagem seca em verdes campos.
Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".

O que trazer para a sua aventura no Pantanal: Protetor solar, Repelente de insetos,  Sapato fechado (tênis) – 2 pares caso um molhe, Chapéu ou boné,  Roupa de banho (para piscina), Calça comprida para cavalgada,  Equipamento fotográfico ou filmadora com bateria ou pilhas recarregáveis ou extras,  Binóculos, Casaco impermeável para proteção de vento,  Casaco para focagem noturna durante o inverno (abril a setembro).  E... Muito pique!!!
Seja bem vindo e boas aventuras no Pantanal da  Fazenda San Francisco!
Fazenda San Francisco Agro-Ecoturismo
www.fazendasanfrancisco.tur.br
Pousada e Passeios no Pantanal Sul * Miranda * Mato Grosso do Sul * Brasil 
Telefones: 00 55 67 – 3242-1088 / 3242.3333 * Celular da Fazenda: 67-9964-3431
SKYPE: reservas.sanfrancisco / MSN: reservas_sanfrancisco@hotmail.com (somente MSN)



Visite Pantanal e Bonito!!!

Nenhum comentário: