25 de abril de 2013

Bonito (MS) receberá conferência internacional de ecoturismo em 2014


A cidade sul-matogrossensse de Bonito foi escolhida pela Ties (Sociedade Internacional de Ecoturismo) para sediar a edição 2014 da ESTC14 (Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014), que acontecerá no mês de abril. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, durante a WTM América Latina, na capital paulista. A expectativa dos organizadores do evento é de receber cerca de mil participantes durante o evento.

Para Nilde Brum, diretora presidente da Fundetur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), esse evento será importantíssimo para a cidade sul-matogrossensse. “A convenção trará muitos ganhos para Bonito e para o Brasil. Temos capacidade de realizar eventos com esse e acreditamos que será o melhor congresso da Ties”, disse Nilde. A diretora aproveitou para lembrar que a partir do próximo domingo, o destino receberá um novo voo direto semanal de Campinas (Viracopos), operado pela Azul Linhas Aéreas.

Ariane Janér, consultora da Ties, explicou que a escolha da sede do evento de 2014 foi avaliada e aprovada por 15 conselheiros da instituição. Segundo Ariane, a cidade brasileira concorreu com mais oito destinos internacionais que se candidataram no final do ano passado. “Somos um associação presente em mais de 130 países e que realiza desde 2005 essa conferência internacional de ecoturismo”, falou a consultora. Neste ano, o evento acontecerá na cidade de Nairóbi, no Quênia, entre 24 e 27 de setembro.

Marco Lomanto, diretor da Embratur, salientou a capacidade do País e do município em receber eventos internacionais. “Fico feliz em ver o que o mundo vai descobrir, que é essa maravilha que é Bonito, com seus hotéis. Anunciamos essa conferência na ITB, em Berlim, e percebemos que o mundo hoje se volta para o Brasil”, falou Lomanto, que lembrou que hoje o Brasil é o sétimo país do mundo que mais recebe eventos internacionais e a previsão para esse ano é de um crescimento de 15% no número de eventos.

O presidente da Icca (Associação Internacional de Congressos e Convenções), Arnaldo Nardone, destacou a importância de se realizar eventos sustentáveis e afirmou confiar na capacidade do Brasil em realizá-los. “Os eventos e congressos estão mostrando a capacidade de serem sustentáveis. Não estão aí só para ganhar dinheiro, mas para mudar a realidade das pessoas”, falou Nardone.

O presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete, afirmou estar ainda emocionado com a notícia e comemorou o fato da cidade receber esse segundo evento internacional. “É o segundo evento internacional que uma cidade de 20 mil habitantes recebe. Tenho certeza que a gente vai fazer o melhor. Recebemos 12 vezes o prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil e nosso próximo passo é usar o segmento para melhorar a vida da sociedade local”, afirmou, informando que solicitará a inclusão do município na lista de cidades da Icca.

A mesma alegria demonstrou o prefeito de Bonito, Leonel de Souza Brito, o Leleco. “Esta é mais uma oportunidade para que os jovens valorizem o meio ambiente e a produção sustentável”, analisou Souza Brito.

Fonte: Jornal de Turismo

Nenhum comentário: