13 de maio de 2008

Encontro: “Conservação da Onça – Pintada (Panthera onca) e a Pecuária Pantaneira”



O Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil e o Instituto para Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Instituto Pró-Carnívoros) firmaram em 2007 uma parceria com o objetivo de apoiar e desenvolver projetos de conservação da onça-pintada (Panthera onca) envolvendo o setor produtivo da pecuária no Pantanal.

O projeto denominado Onça Pantaneira prevê, numa primeira etapa, apoio a um estudo de campo sobre a onça-pintada, que está sendo realizado pelo pesquisador Fernando Azevedo na Fazenda São Bento, localizada na Estrada Parque Pantanal.

O estudo tem por objetivo conhecer a biologia da espécie, comportamento, padrões de predação e impactos sobre a pecuária. Os resultados da pesquisa serão usados para buscar alternativas que possibilitem o desenvolvimento das atividades de pecuária e a conservação da onça-pintada no Pantanal.

Desde 2002, o Instituo Pró-carnívoros e outras entidades, como a Wildlife Conservation Society (WCS), já vêm desenvolvendo projetos de conservação da espécie na região. O WWF-Brasil se uniu a esse esforço trazendo seu conhecimento sobre a pecuária e processos de certificação e apoiando financeiramente o desenvolvimento de novos projetos.

O Instituto Pró-carnívoros e o WWF-Brasil estão cientes de que o sucesso de qualquer esforço de conservação da natureza e de espécies no Pantanal, como o Projeto Onça Pantaneira, depende da participação efetiva do setor produtivo da pecuária.

Por isso, convidam os representantes do setor produtivo da pecuária, entidades de pesquisa, e entidades governamentais para o Encontro: “Conservação da Onça – Pintada (Panthera onca) e a Pecuária Pantaneira”, a se realizar no próximo dia 26 de maio, na Fazenda San Francisco – Miranda/MS; quando poderão conhecer os projetos de conservação da espécie, realizados e em andamento. A Fazenda San Francisco apóia e desenvolve um projeto de conservação da Onça-Pintada em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros desde 2003, o Projeto Gadonça.

No encontro, também haverá espaço para o debate e a participação do setor produtivo e das demais entidades presentes na definição de estratégias conjuntas para futuros projetos a serem desenvolvidos, que possam minimizar o conflito entre a pecuária e a onça.

Objetivos do encontro

* Atualizar o setor produtivo da pecuária sobre os mais recentes dados e as pesquisas realizadas para conservação da onça-pintada no Pantanal.

* Apresentar a parceria entre o Instituto Pró-carnívoros e o WWF-Brasil.

* Apresentar os projetos em andamento e perspectivas de futuro.

* Apresentar experiências de pecuaristas que apóiam projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal.

* Retomar o debate sobre a importância do envolvimento dos pecuaristas com a conservação da onça-pintada.

PROGRAMA

Data: 26 de maio de 2008

Horário: 09:00 hs às 18:00 hs

Local: Fazenda San Francisco – Miranda /MS


Painel - 1: Atualização sobre pesquisas e projetos em Conservação da Onça-Pintada no Pantanal

09:00
Abertura e apresentações
Ivens Domingos
(WWF-Brasil)
Fernando Azevedo
(Pró-carnívoros)

09:15
Projeto “ROP” da WCS – “Programa de Envolvimento de Pecuaristas do Pantanal e Conservação da Onça-Pintada” – Experiência e resultados preliminares.
Ricardo Boulhosa

10:00
Projetos – “Gadonça” e “Onça Pantaneira” – Resultados, lições apreendidas e desafios.
Fernando Azevedo
(Pró-carnívoros)

11:00
Perguntas e debates dirigidos do Painel - 1

12:00
Almoço

Painel – 2: A Pecuária e a Conservação da Onça-Pintada

14:00
Certificação e Responsabilidade Socioambiental na Pecuária – A Conservação da Onça-Pintada é uma oportunidade?
Ivens Domingos
(WWF-Brasil)

14:30
A experiência da Fazenda San Francisco com o Projeto “Gadonça” – A visão do proprietário.
Sr. Roberto Coelho

15:15
A experiência da Fazenda São Bento com o Projeto “Onça Pantaneira” – A visão do proprietário
Sr. Marcos Ermírio de Moraes

16:00
Perguntas e debates dirigidos do Painel - 2

16:30
Café com prosa

Painel – 3: Como integrar esforços entre os Setores (Produtores, Pesquisadores e ONG´s), com o objetivo de compatibilizar a conservação da onça-pintada e a pecuária pantaneira.

16:45
Debates dirigidos e colheita de subsídios e sugestões

17:30
Definição de prioridades e próximos passos

17:45
Avaliação do encontro

18:00
Encerramento

Caso tenha interesse em participar, contate através do telefone – (67) 3325 0087 com Josylene, ou pelos e-mails: ivens@wwf.org.br ou josylene@wwf.org.br


Evento fechado a convidados.

Nenhum comentário: