31 de julho de 2008

O que é uma Comitiva Pantaneira

Depois de viver esta emocionante experiencia de ver a comitiva fiquei curiosa pelo assunto. Entao, como boa internauta, procurei na internet no nosso grande Google!!!
Para minha surpresa nao encontrei muita definiçao de Comitiva, entao, resolvi escrever o que entendo ser uma comitiva.

No Pantanal, o regime das águas definem o movimento da vida. Desdo homem, das plantas, dos animais e principalmente do gado, que nao consegue transpor barreiras como cercas e rios profundos e devem ser conduzidos para as partes mais altas do Pantanal para que possam sobreviver às enchentes. Assim, sao transportados em Comitivas. As fazendas podem ter seus peoes de comitiva ou podem contratar peoes para levar o gado. Nao somente em funçao do ciclo das águas mas tambem gado que é comprado de outra fazenda, muitas vezes de outro estado, como é o caso desta comitiva que encontramos, que veio de MT e estava seguindo para Corumbá, seu destino final.
A BR 262 é uma estrada boiadeira e é a unica rodovia federal onde sao permitidas comitivas. É uma vida bruta.
Tem o ponteiro, o culateiro, o meieiro que sao os nomes dados para quem vai na frente, no final ou no meio da comitiva e cada um tem sua funçao importante para o andar da comitiva. Tem tambem o cozinheiro, que nao é um cozinheiro normal, ele vai na frente, monta o acampamento e prepara as refeicoes de todos da comitiva. Dai surgio o Arroz Carreteiro e o Macarrao Tropeiro. Sao comidas fáceis de serem preparadas, tendo o macarrao ou o arroz, a carne é ingrediente fácil.
Algumas fotos abaixo com descriçao...

Acima: Peao de comitiva. As caixas de aluminio sao os reservatórios de água e pendurado nela o coador do café que tinham acabado de passar.


Acima: Fogao com panela esquentando a água e ao fundo as buacas (malas de couro que carregam os mantimentos).



Acima: Bule de café e xicaras na água quente.

Acima: Água quente para passar o café ou para o mate.



E viva este Pantanal!!!!

2 comentários:

Daniel Braga disse...

Carol,

Muito bom poder saber disto tudo!

Parabéns pela sua pesquisa!

Sobrevivente disse...

Parabéns Carol. Trabalho com o Eduardo, no Rio da Prata. E estou terminando meu tcc, fui a Miranda fazer umas matérias. Achei o máximo seu post. Tem outras fotos que possa me enviar para ajudar nas matérias que preparei?

Meu email é barbaracferragini@gmail.com

ABraço