24 de abril de 2008

Pantanal - Reserva da Biosfera

O Pantanal é a maior área continental alagável do mundo. São aproximadamente 210.000 km2 espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil, esta área equivale a 10 vezes o tamanho do Parque Everglades, nos EUA.

A maior parte desta planície (aproximadamente 140.000km2) encontra-se em território brasileiro. Devido ao seu perfil geológico que proporciona um pulso de água o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia.

É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no Mundo.

Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África.

O Pantanal faz parte da Bacia do Alto Paraguai, tendo o Rio Paraguai seu principal meio de escoar o excesso de água das chuvas.

Dentro deste ecossistema é possível encontrar cerca de 650 espécies de aves, 95 de mamíferos, 260 de peixes e 50 de répteis, sendo importante refúgio para algumas populações de animais ameaçados de extinção como a onça-pintada (Panthera onca), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus).

O Pantanal é influenciado por quatro grandes biomas: a Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica, o Cerrado e o Chaco. Isto torna a região um complexo com diferentes características, dividida em onze sub-regiões que diferem quanto aos tipos de vegetação, solo e ao nível de inundação. Desta maneira, cada sub-região apresenta particularidades regionais.

A grande importância do Pantanal para preservação é reconhecida mundialmente sendo considerado: Patrimônio natural da humanidade.

Além disso faz parte das áreas estratégicas de conservação da biodiversidade mundial, através de outros dois títulos: Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar, sendo estes títulos “doados” apenas aos locais mais preservados do Globo.

Nenhum comentário: