11 de janeiro de 2012

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] ARROZ CARRETEIRO É PRATO PRINCIPAL DE CAFÉ DA MANHÃ EM FAZENDAS DE MS






O café da manhã tipicamente pantaneiro, chamado de “quebra torto”, é comum nas fazendas de Mato Grosso do Sul. Além das delícias de um desjejum comum como pães, bolos, geleias, queijo, sucos e leite, o “quebra torto” tem também arroz carreteiro com ovos fritos.





A cozinheira Juliane da Silva, de 35 anos, trabalha em uma fazenda e explica que o nome teve origem por causa do modo de vida dos peões. “Eles dormiam em redes e acabavam passando a noite em uma posição desconfortável. Quando acordavam diziam que era preciso comer muito, porque o estômago já estava torto de fome”.





 Turismo rural atrai famílias temporadas em fazendas

Ela lembra que os peões lidam com o gado durante toda a manhã e, por isso, precisam de um café da manhã reforçado para dar conta do serviço. “Comer comida de manhã é uma tradição da região pantaneira”.

Juliane trabalha há sete anos na fazenda San Francisco, em Miranda, a 203 quilômetros de Campo Grande. Todos os anos, centenas de turistas visitam a propriedade em busca dos atrativos oferecidos pelo turismo rural. Ela disse ao G1 que os visitantes acham estranho “almoçar no café da manhã”.


“Eles acham diferente ter comida no café da manhã, mas depois se acostumam e até gostam. Têm algumas famílias que dizem que vão adotar a receita para fazer em casa”, afirmou.


O arroz carreteiro é um prato simples, feito com arroz e carne seca, além de outros temperos. A cozinheira afirma que a panela de ferro dá ainda um toque especial ao prato. “É o gostinho de fazenda”, brinca ela. Anote os ingredientes para o arroz carreteiro servido no quebra torto.

Arroz carreteiro

Ingredientes:

1 quilo de carne seca preparada
1 quilo de arroz
3 cebolas médias picadas
1 cabeça média de alho
1 xícara de óleo
Caldo de 4 laranjas
Sal a gosto

Carne:

A carne seca utilizada para fazer o arroz carreteiro servido no quebra torto é preparada de maneira artesanal, na própria fazenda. Para o preparo podem ser utilizados cortes de segunda de carne bovina. Tempere a carne com uma solução feita apenas com limão e sal. Depois deixe a carne secando no sol por três dias. É importante escolher um ambiente higiênico para deixar a carne exposta.

A carne seca também pode ser substituída por charque, que é encontrado em qualquer supermercado

Preparo do Arroz carreteiro:

Escalde a carne em água fervida por duas vezes para retirar o excesso de sal. Depois pique em pedaços pequenos. Em uma panela, esquente o óleo e frite os pedaços de carne banhando aos poucos com o suco de duas laranjas.

Em seguida, misture a cebola picada e o alho já amassado. Deixe fritar e acrescente, aos poucos, o resto do suco das laranjas. Frite até que o suco seja absorvido pelos ingredientes.

Depois acrescente o arroz, já lavado, e misture com o resto dos ingredientes dentro da panela.

Despeje água fervente até cobrir todo o arroz. O ideal é que a quantidade de água atinja aproximadamente “dois dedos” acima da mistura. Deixe ferver em fogo médio até secar.

O arroz rende cerca de 20 porções e pode ser servido com dois ovos caipiras fritos em cima.

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] ARROZ CARRETEIRO É PRATO PRINCIPAL DE CAFÉ DA MANHÃ EM FAZENDAS DE MS

Nenhum comentário: