11 de dezembro de 2008

Mercado defende consolidação do ecoturismo em Fórum no MS

Apesar de registrar um crescimento anual estimado em 20% no mundo e 10% no Brasil, o segmento do ecoturismo no país ainda tem uma participação e uma valorização inexpressiva. A conclusão é de Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Ao participar da solenidade oficial de abertura do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, ontem (07/12) em Bonito (MS), a dirigente destacou o potencial deste segmento e fez um apelo para que sejam fortalecidas ações de marketing e de comercialização junto aos grandes distribuidores no sentido de consolidar programas nestes destinos.

"No entanto, a participação do Brasil no mercado do ecoturismo ainda é inexpressiva, considerando que o país já possui muitos produtos, além de ter potencial para desenvolver vários segmentos do turismo na natureza e ecoturismo".

Para João Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB), e coordenador da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização (CTPAC) do Ministério do Turismo os dados de uma pesquisa sobre o perfil do mercado consumidor internacional mostram que o Brasil precisa superar vários desafios para aumentar o número de turistas internacionais para o país, inclusive no que diz respeito à infra-estrutura aéreo-portuária.

Ele destacou que o município de Bonito, que é uma referência em turismo ecológico, com a viabilização do acesso aéreo e a infra–estrutura de eventos que possui, tem todas as condições de sediar eventos de porte mundial na área.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Jean-Claude Razel, destacou que o ecoturismo deixou de ser uma atividade demandada exclusivamente por aficcionados por natureza ou viajantes aventureiros. "Atualmente o ecoturismo tem demanda globalizada e atrai tanto o turista de lazer, quanto o mercado corporativo e o público de eventos". Ele destacou ainda que o Brasil tem excelentes destinos e que hoje, 17 municípios brasileiros estão em processo de certificação, com o projeto Aventura
Segura, desenvolvido pela Abeta.

O Aventura Segura é um programa que visa a segurança, a normalização e certificação de empreendimentos do segmento. A iniciativa pretende refletir numa maior promoção e comercialização dos destinos de aventura e natureza do Brasil.

Presença - Importantes lideranças do turismo prestigiaram a cerimônia de abertura do Fórum. Além de João Moreira, Jean-Claude Razel e Nilde Brun, a solenidade contou com a presença de Jurema Monteiro, coordenadora geral de apoio à comercialização do Ministério de Turismo; Mário Beni, membro da Organização Mundial do Turismo (OMT), e coordenador de pós-graduação em Turismo da Eca/USP; Augusto Mariano, Secretário de Turismo de Bonito-MS; e Israel Waligora, representando a Braztoa.

O evento teve a participação de empresários do setor, entre eles: Patrick Mullher, de Fernado de Noronha (PE); Daniel Spinelli, do Paraná e de empresários locais como Eduardo Coelho, do Recanto Ecológico Rio da Prata e Marcos Dias, do Abismo Anhumas.

O Fórum tem o apoio do Ministério do Turismo numa promoção da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Bonito Convention & Visitors Bureau e de diversas entidades como o Sebrae, Senac-MS, Prefeitura Municipal de Bonito, Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

Nenhum comentário: