O Brasil saiu na frente na qualificação do Ecoturismo e do Turismo de Aventura. Em um processo inédito no mundo inteiro, empresas destes segmentos participaram de diversas ações com o objetivo de implementarem o Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR 15331. As empresas estão passando por auditorias e até o momento 62 já receberam o certificado – oito delas só no estado do Mato Grosso do Sul.
Entenda melhor - As ações de qualificação tiveram início em 2006, por meio do Programa Aventura Segura, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela ABETA – Associação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Centenas de empresas destes segmentos participaram de seminários, cursos, além de receber visitas e oficinas técnicas. O intuito era orientá-las na implementação do Sistema de Gestão da Segurança em conformidade com a NBR 15331.
Um dos modos de apresentar aos clientes a eficácia deste processo é a certificação. A partir de uma auditoria - realizada por um organismo certificador autorizado pelo Inmetro - as empresas têm seus Sistemas de Gestão da Segurança avaliados e, se estiverem de acordo com a Norma Técnica, recebem o certificado. Há também um prazo para que empreendimentos auditados possam corrigir não-conformidades, caso elas sejam encontradas.
Ao todo 137 empresas de todas as regiões do Brasil receberam as auditorias, sendo que até o momento 120 empresas já foram avaliadas e 62 delas já possuem seus SGS certificados.
Cavalgada na Fazenda San Francisco - guias selecionados, capacitados e equipamentos de segurança adequados.
[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Turismo de Aventura é destaque no Mato Grosso do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário