18 de fevereiro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] A interação das seriguelas com os animais do Pantanal




A convivência milenar do ser humano com os animais realmente é um evento fantástico. Seja em ambiente rural ou urbano a convivência com cães, gatos, papagaios, galinhas e uma infinidade de outras espécies é tolerável, graças ao respeito adquirido pelos nossos antepassados.



É comum a nossa relação sem conflitos com os animais selvagens aqui na Fazenda San Francisco, conseqüência do respeito e confiança que eles adquiriram sob nossa presença.




A proximidade com animais como a ema, papagaio, lobinho, tatu e tuiuiú, torna-se rotina em nossas vidas, e assim, cenas que para muitos visitantes da Fazenda, podem ser consideradas algo verdadeiramente encantador, muitas vezes, passa despercebido em nosso cotidiano.



Porém esses dias uma visitante de peso nos encheu de felicidade. Uma anta (Tapirus terrestris) foi vista circulando bem próximo à casa dos funcionários da Fazenda a procura de uma fruta bem comum em nossos quintais, a seriguela (Spondias purpurea).


Se de dia são as araras, carneiros e emas que se aproveitam do fruto, a noite são as antas que vem em busca de um “fast food” fácil. Em suas visitas noturnas as antas podem comer dezenas de frutos da seriguela caídos no chão.



Aproveitando a sua aproximação, conseguimos apresentar nossa mais nova visitante aos turistas. Por várias vezes nas noites de focagem noturna a nossa boa companheira serviu para uma boa aula de educação ambiental e assim, manteve o bom relacionamento entre o homem e natureza.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho e Rafael Hoojesteijn

Nenhum comentário: