30 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Noite dos Tamanduás-bandeira

Em uma boa noite de Safári Noturno aqui na Fazenda San Francisco, o esperto guia Emerson Martins encontrou um número surpreendente de tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).


No total foram oito (8) tamanduás-bandeira encontrados em um pequeno trecho da fazenda. Emerson conta que uma fêmea estava carregando um filhote nas costas.


Esse comportamento pode permanece até o nono mês, quando o filhote desce das costas da mãe, sendo o período que fica mais vulnerável, podendo ser predado por lobinhos e jaguatiricas.

Emerson procurou conscientizar da melhor forma possível os turistas na importância da conservação desse animal, “tamanduá-bandeira têm um papel muito importante na natureza, pois controla formigas e cupins os quais são predadores das plantas, mas infelizmente é um animal que sofre muitas ameaças no Brasil, pela redução de seu hábitat e atropelamento em estradas e rodovias”.




Esse número admirável de tamanduás-bandeiras encontrado por Emerson nos faz acreditar que a fazenda se encontra em um bom status de conservação e acreditar que mudanças de comportamento e pensamento fará esse animal ser apreciado por muitos turistas.

Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho, Heberton Alves e Marcelo Krause

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Noite dos Tamanduás-bandeira

Nenhum comentário: