29 de outubro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pai de Sorte - Ema no Pantanal Sul * Miranda MS


As Emas (Rhea americana) estão despertando atenção dos visitantes que vem aFazenda San Francisco- Miranda MS Pantanal Sul, na verdade os “eminhos” estão ganhando a curiosidade de seus admiradores.




A ema que é uma ave representada pelo grupo das Ratitas, que são as aves sem um vôo potente, cuja a sua distribuição esta com representantes na America do Sul (Ema e Inhambu), África (Avestruz) e Nova Zelândia (Quivi, Emu, Casoar).


Os seus parentes de alto nível das emas no caso o Avestruz diferem pelo seu maior tamanho, plumagem mais densa e por ter apenas dois artelhos, já as nossas representantes medem 1.50m, e seu peso pode chegar a 35Kg, possuindo uma plumagem cinza no peito e dorso, uma faixa preta no pescoço e ter 3 artelhos.


Menos exigente que as outras aves ou, talvez, mais flexíveis quanto ás acomodações disponíveis, diferente de outras espécies, o pai emu esta freqüentando a área em torno da sede da fazenda, provavelmente por ser uma área mais segura para seus 23 a 19 filhotes, ficando difícil até fazer a contagem do grande número de eminhos.


A fase reprodutiva inicia-se em meados de agosto na qual o macho dominante do grupo constrói o seu grande ninho nas áreas mais abertas. Ali são depositado os ovos de cada fêmea reprodutiva do bando. Esta reunião de ovos é função do macho dominante chocar e cuidar da segurança. Após um mês nascem os pequenos eminhos proveniente de uma plumagem mais clara, funcionando como uma espécie de camuflagem.






Quando filhote os eminhos se alimentam de pequenos insetos, frutos e folhas a catar nas áreas abertas. A qualquer sinal da presença de algum predador, o macho emite pequenos ruídos reunindo os eminhos, adotando sempre uma postura ameaçadora, na qual abre as asas como se fossem escudos e exibe o seu grande bico.


Infelizmente a realidade para esses animais não é muito boa em algumas regiões do pais, onde a redução do seu habitat fez cair a população desses animais, mas aqui na fazenda San Francisco temos o prazer de apresentar os nossos mais novos visitantes, aqui eles estão livres para correr, brincar, alegrar e conscientizar a todos, bom que eles vão permanecer por alguns meses, podendo assim todos virem visitalós e levar uma foto da família toda reunida, pai Emu e seus..... filhotinhos.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Foto de Pantanal: Carol Coelho

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pai de Sorte - Ema no Pantanal Sul * Miranda MS

Nenhum comentário: