26 de agosto de 2008

O que é o Muhpan - Museu de Historia do Pantanal?

O Museu de História do Pantanal é uma iniciativa do Ministério da Cultura, está inserido no Programa Monumenta, e teve os patrocínios da Petrobrás e Fundação Votorantim e apoios do IPHAN, Moinho Cultural e PM de Corumbá, UFMS e Embrapa.A gerencia do Museu é feita pela Fundação Barbosa Rodrigues.

O Estúdio de Arte Votupoca, foi a empresa vencedora da licitação com o projeto museográfico de autoria do arquiteto paulistano Nivaldo Vitorino.

Segundo o autor, não havia acervo para a constituição do Museu, pois a história da região encontra-se em Museus fora do estado e do país.


A história do Pantanal era como um grande quebra-cabeças com peças espalhadas e reunir a história em um único localexigiu viagens pelos 4 cantos do Pantanal, às bibliotecas e museus do Rio de Janeiro, São Paulo e Campo Grande.

O envolvimento com a comunidade proporcionou o encontro com a alma regional, e o resultado final é o reflexo desta cultura. O visitante adentra a história por um túnel de espelhos, com projeções de imagens e música concreta.

Em seguida a geografia, como palcodas narrativas, é apresentada com belíssimas fotografias e informações geradas pela Embrapa Pantanal, valorosa colaboradora.


No andar seguinte, o público conhecerá a pré-história, e ficará sabendo que a presença humana na região ocorreu há 8.000 anos.

A Universidade Federaldo Mato Grosso do Sul, colaborou com o acervo coletado pelos arqueólogos Gilson Martins e José Luis Peixoto e pela Fundação Dom Bosco.

Em seguida a história da colonização européia através dos conquistadores espanhóis e bandeirantes.

As monções e o ciclo do ouro, a fundação de Cuiabá e as expedições científicas são abordadas, assim como a colonização da região com os primeiras cidades e fortes,como Corumbá, Miranda, Cáceres e o Forte Coimbra.



No terceiro pavimento , há a história dos pioneiros, a Guerra com o Paraguai e a epopéia do telegrafo com o Marechal da Paz, Candido Rondon.

O apogeu do Porto de Corumbá no início do séc. XX e a chegada da Estada de Ferro ligaram a região com o mundo. Há ainda os temas da imigração, pecuária e a importância do pantanal como reserva da Biosfera mundial. Ao olhar para o passado, vemos os caminhos para o futuro. Encontramos nossa identidade e nossa estima se eleva.

A linguagem da exposição é feita com cenários, instalações de multi-mídia, textos, cartografias e maquetes, harmoniosamente expostas no passeio museal. O visitante aprende a história se divertindo, e sai encantado com saborosas descobertas.

O Museu está localizado na Rua Manoel Cavassa, no porto geral de Corumbá.
Telefone de contato: 067-3232.0303

Blog do Museu http://www.muhpan.wordpress.com/

Um comentário:

Alberto Guedes disse...

maravilhoso. Parabéns a todos que participaram e viabilizaram essa iniciativa

Beto Guedes