30 de março de 2009

Onça morre atropelada em Foz do Iguaçu

Acidente ocorreu em rodovia que passa dentro de parque nacional. Motorista retirou o animal da estrada, mas não avisou polícia florestal.

Do G1, com informações do Portal RPC*

Uma onça pintada, símbolo do Parque Nacional do Iguaçu, foi atropelada neste sábado (28) na rodovia que passa dentro da reserva. A onça foi encontrada morta na beira da estrada, dentro do parque. O animal era um macho, jovem, de aproximadamente 70 quilos.

De acordo com a Polícia Florestal, o atropelamento ocorreu durante a madrugada. O motorista, depois de arrastar o animal para fora da estrada, fugiu sem avisar os vigias do acidente. Neste período da madrugada, apenas funcionários e vans e táxis de turismo, que vão para o Hotel das Cataratas, podem entrar no parque.

A onça pintada é um animal ameaçado de extinção. O parque nacional é praticamente o único refúgio dessa espécie no Paraná - os cálculos são de que apenas entre oito e dez onças vivam na reserva atualmente.

Perda grave

Por isso, a perda é considerada grave. "(Com) todo o trabalho que é feito de pesquisa e conservação, para que se mantenha (...) um banco genético viável, encontrar um animal morto é bastante chocante", diz o médico veterinário Rafael Xavier.


De acordo com a Polícia Florestal e com a administração do parque, a pessoa que atropelou o animal terá que responder por crime ambiental e pode pegar, no fim do processo, até dois anos de prisão. Também pode receber uma multa de no mínimo R$ 5 mil.


(*Com informações da TV Cataratas)

Nenhum comentário: