16 de abril de 2014

Saiu o resultado da Prova Senepol Parceria Embrapa e Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol

O Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol, em parceria com a Embrapa Gado de Corte, fez a terceira Prova de Avaliação de Desempenho (PADS) de animais da raça. O PADS tem como objetivo avaliar em condições padronizadas o desempenho dos animais participantes, quanto às características importantes para o melhoramento da raça Senepol.


O objetivo é estabelecer um índice de desempenho, identificar animais de alto desempenho para futuro teste de progênie dos melhores animais identificados nesta prova de desempenho.  A avaliação aconteceu durante odia de campo do PADS 2013  na Fazenda San Francisco, Pantanal do Miranda. Foram avaliados 148 animais de 10 a 18 meses de idade. O evento recebeu mais de 70 participantes entre eles grandes criadores da raça Senepol no Brasil. A primeira palestra foi ministrada pelo Eng. Agrônomo Tersio da Bellman sobre a nutrição e suplementação que foi fornecida aos animais participantes. Também foi proposto o programa de preparação dos animais para o Leilão PADS 2013 a se realizar em 01 de Setembro de 2014. A segunda palestra, pelo Dr. Fabio e Dr. Deiller, foi a apresentação da pesquisa da UFMS sobre a parte reprodutiva em especial a maturidade sexual dos animais.
Culminando o evento o Zootecnista Lucas Nascimento da Geneplus-Embrapa apresentou os resultados da avaliação com os animais classificados em Elite, Superior Plus e Superior sendo destacados do grupo pela performance que tiveram. Apresentou também os quatro animais designados para coleta de sêmen para o Programa AVALIAÇÃO DE TOURO JOVEM – ATJ-PLUS. A seguir os animais foram inspecionados e comentados por toda a equipe técnica do programa.
Segundo Roberto Coelho, da Senepol da San, a avaliação genética e a prova de desempenho são atividades complementares e a importância da utilização das duas ferramentas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer raça. Como a raça Senepol vem se multiplicando intensamente calcada em TE (Transferência de Embrião) e FIV (Fertilização in Vitro) é fundamental buscar os melhores animais produzidos por estas tecnologias.
Resultado Avaliação de Touro Jovem – Senepol – Selecionados entre os “Elites”
PROVA 1
San 1137- Criador: Roberto Coelho
PROVA 2
Goud 0349 – Criador: Gilmar Goudard
San 1278 – Criador: Roberto Coelho
TMR 0045 – Criador: Airton Litwin


Após o encontro, um delicioso churrasco de Senepol foi servido aos participantes que tiveram a oportunidade de degustar a carne Senepol da San – Fazenda San Francisco Pantanal MS ! A carne estava divina, muito saborosa e macia!
Saiba mais sobre a raça no www.senepolbrasil.com.br -  Assista ao vivo peloCanal do Boi o Leilão Matrizes Senepol da San & Convidados dia 01 de Maio na Expogrande 2014.


Por Carol Coelho - Portal MirandAqui 
contato@mirandaqui.com.br 

Nenhum comentário: