10 de fevereiro de 2012

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Arara Canindé e sua relação com a palmeira bocaiuva

A Arara-Canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758) é uma ave da família dos psitacídeos. encontrada em quase toda a America do Sul é um ave grande e muito apreciada pelos amantes da natureza. Sofre ameaçada principalmente pela destruição de seu habitat natural e também por ser alvo dos contrabandistas de animais silvestres.

Se alimenta principalmente de frutas e sementes e adora palmeiras. Hoje vamos falar da relação das Araras Canindés e as bocaiuvas (Acrocomia aculeata)Apesar de ser considerada predadora das sementes da bocaiuva, pois se alimenta quebrando o coco e consumindo a castanha, a arara também beneficia diretamente essa palmeira. Veja abaixo a história..."



 Foto acima - abelhas polinizando as flores da Palmeira Bocaiuva 

  
Foto acima - Cacho da bocaiuva



Foto acima - pequenas bocaiuvas no cacho em formação


Foto acima - pequenas bocaiuvas no cacho em formação



Foto acima - pé de bocaiuva carregado com frutos ainda verdes


Foto acima - frutos da bocaiuva




 Fotos acima - Arara-Canindé se alimentando da bocaiuva - detalhe importante, ao se alimentar as araras derrubam muitos cocos intactos, ajudando assim na dispersão das sementes e reprodução da palmeira."



 Fotos acima - Arara-Canindé se alimentando da bocaiuva 


Foto acima -  Arara-Canindé roendo o talo do cacho das bocaiuvas - sementes intactas caem no chão e servem de alimento para outros animais, incluindo alguns de seus dispersores, que comem a semente inteira e a defecam em outro lugar, ajudando assim a reprodução da palmeira.

Fotos Carol Coelho. Espero que gostem!
Fotos tiradas no Pantanal do Miranda * Fazenda San Francisco
Pantanal Sul * MS * Brasil


Um ótimo final de semana, CAROL

Nenhum comentário: