19 de janeiro de 2011

Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Encontro Marcante com a Onça-pintada


A maior predadora do Brasil sempre atraiu as minhas admirações. O grande fascínio de encontrar com ela pelas matas foi sonho desde criança, quando ouvia escutar o nome da onça pintada (Panthera onca) soar em algum canto, já estava ansioso para acompanhar.


Desde minha infância sonhava com este grande momento, sabia que um dia iria se tornar realidade, mas o difícil era imaginar a hora certa de encontrar o maior felino das Américas.

O fato é que encontrar esse grande animal não seria fácil. Parti então para trabalhar como guia aqui na Fazenda San Francisco, berço e abrigo de várias onças. De início, encontrei vários companheiros guias que avistaram o felino por dezenas de vezes. Escutava as histórias dos avistamentos com uma grande emoção. O relato das observações aliado com as cenas que eles descrevem, deixa qualquer turista pasmo.

Como de rotina acompanho um grupo bem heterogêneo de turistas brasileiros, do estado de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e outros turistas vindos da Suíça e Paraguai. Naquela manhã de sábado o nosso passeio partiu, para conhecer as belezas do Corixo São Domingos (braço natural do rio Miranda).

Com sinais de um ótimo dia de passeio os turistas logo foram investigando as particularidades da fauna local e sem passar batido, um dos questionamentos é se iríamos avistar a onça.

O primeiro animal de grande porte daquela manhã foi logo se aproximando da embarcação, o jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). Foram poucos minutos de atenção com os jacarés, quando uma onça apareceu bem em frente à embarcação, em cima da trilha da figueira centenária. Lá estava ela, soberana.

O grande dia tinha chegado, olhos fixados no maior felino das Américas, o medo que ela provoca alimentado pela forte emoção, causou minutos de muita euforia em todos da embarcação, o sonho estava sendo realizado naquele momento, os poucos minutos que ela ficou diante da embarcação pareceu uma eternidade, antes de partir no meio da mata ela deu uma pequena demonstração do porque ela tem que ser respeitada, com longos esturros ela partiu.


Pra mim, foi algo maravilhoso. Encontrar com a mais bela rainha das matas, garantiu arrepio e respeito. A boa imagem que para todos ficou, que aqui na fazenda existe, existe porque nós preservamos, porque nós queremos esse animal solto, vivo, sadio e com vida longa.

Por: Gabriel Fávero Massocato
Foto: Tânia Carlos Generoso Pereira (visitante da Fazenda San Francisco)

Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Encontro Marcante com a Onça-pintada

7 comentários:

Green Girl disse...

Ela que me aguarde, sou maluca para vê-la, ainda vou passar uns dias nessa fazenda e me dedicar só a procurá-la. Realmente a onça pintada é um espetáculo de animal, sempre gostei muito. Parabéns pela oportunidade!

maria de lourdes pereira campos disse...

A Fazenda San Francisco é um dos lugares mais lindos que ja vi, o seu pessoal é maravilhoso, atencioso e a comida fantastica, essa onça conhece tudo que é bom!

Anônimo disse...

Ainda não tive a oportunidade de conhecer a Fazenda San Francisco, espero em breve visita-los. Parabens pelo post e obrigado por compartilhar esta linda avistagem.

Kenia disse...

Gabriel, eu também gostaria de ser guia durante as minhas férias só para observar incansavelmente as maravilhas do Pantanal e assim como você, realizar um grande sonho em ver a onça pintada livre em seu habitat. Confesso que já tinha tido esta idéia, mas moro muito longe. Conheci a Fazenda San Francisco no dia 02 de janeiro deste ano com grande expectativa de avistar a onça, mas não foi desta vez. Fiquei muito triste com as 28 onças mortas a mando de alguns fazendeiros em 2009 segundo o palestrante do Projeto Gadonça. Avistei muitos animais encantadores e amei a visita à Fazenda San Francisco. Fiquei muito contente em avistar tantas aves e animais, principalmente o Tuiuiú da fazenda. Espero voltar várias vezes à este paraíso e realizar o grande sonho de ver a onça. Tenho muitas saudades do que vi na Fazenda San Francisco!

Luiz Paiva Filho disse...

Atuo como guia no Pantanal Sul há já quase 14 anos e já vi muitas onças ao longo desses anos em várias pousadas e sub-regiões diferentes, contudo, na Pousada San Francisco, meu índice de avistamentos sempre foi alto. Cheguei a ver duas no mesmo dia, uma no Safári Fotográfico pela manhã e outra na Focagem Noturna. Então, leitor apaixonado por natureza, quer ver uma onça? Entre em contato com a pousada, procure dar-lhes o seu perfil e pergunte qual o melhor momento do ano para avistamentos, que invariavelmente pode mudar de um ano para o outro, até mesmo por condições climáticas, mas saiba, mesmo que você não veja onça, você vai ver muita vida selvagem e terá seguramente a melhor focagem noturna do Pantanal Sul.

Unknown disse...

Eu tambem estive na Fazenda Sao Francisco em Maio de 2010, foi muito gostoso e um experiencia que nunca tive. Alem da hospitalidade da maravilhosa proprietaria (que por falha de memoria esqueci o nome dela) como tb os guias da fazenda e funcionarios, tudo correu super bem. Saimos duas noites para ver os animais e foi uma experiencia incrivel, pena que nao tinha uma camera fotografica apropriada para se tirar for a distancia a noite. Mas valeu!! Um dia eu volto! Estou devendo as fotos a voces, uma hora coloco aqui! Abracao a todos. Maria Madalena Sousa

Ellen disse...

Que lindo momento!!
Estivemos na Fazenda San Francisco em maio de 2010, mas infelizmente não conseguimos vê-la!!
Queremos voltar na Fazenda, está ai lugar que deixou muitas boas lembranças e saudades, as pessoas são maravilhosas, o cenário e a organização são imbatíveis!!
Grande beijo a todos!
Antonio & Ellen