29 de setembro de 2009

MS 32 anos : Divulgação de MS em eventos internacionais de turismo gera resultados positivos

29/09/2009 | Fabio Pellegrini
Jata Fundtur

Campo Grande (MS) - Membros da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do trade turístico do Estado participaram, de 17 a 20 de setembro, da Jata World Tourism Congress 2009. O evento aconteceu em Tóquio, Japão, e é considerado um dos maiores eventos mundiais do segmento. A delegação de Mato Grosso do Sul era composta por servidores da Fundtur, Fazenda San Francisco e Centro de Convenções de Bonito.


Foram mais de 110 mil visitantes, mil delegações de 90 países e cerca de 900 estandes de empresas e regiões turísticas que foram divulgar suas atrações turísticas para o mundo. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

O Estado de Mato Grosso do Sul dividiu espaço com o Convention Bureau de Foz do Iguaçu, já que a cidade paranaense é um destino turístico considerado porta de entrada de boa parte de turistas estrangeiros que visitam Mato Grosso do Sul. O estande de Mato Grosso do Sul e Foz ficou localizado em frente ao estande do Mercosul, onde estavam representados Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

No estande do Mercosul, uma fotografia do passeio de flutuação no rio Formoso, em Bonito, decorava o espaço representando o Brasil e chamando a atenção de grande parte do público para as belezas naturais de Bonito.

Retorno garantido

Para Beth Coelho, empresária da fazenda San Francisco, foi uma ação grandiosa do governo estadual, através da Fundtur, participar do evento: “O Japão é um país em que as pessoas são muito voltadas ao ecoturismo e o Brasil é o destino certo para esse público. Há alguns anos, o nosso público que recebemos na fazenda (San Francisco) era 90% de brasileiros, hoje já são 28% os estrangeiros que nos visitam. E a tendência é aumentar, pois essa parceria com Foz do Iguaçu é uma rota que deu certo, já que Bonito, Pantanal e Foz do Iguaçu são considerados os destinos de Ecoturismo mais importantes do Brasil.”



Ao longo deste ano, Beth teve de contratar dois guias turísticos que falam japonês para receber turistas que resultaram da visita dela ao mesmo evento no ano passado. “Voltamos bastante entusiasmados com as visitas das operadoras, agentes de viagens e com o público interessado nesta rota. Ficamos também impressionados com o carinho e a receptividade dos japoneses interessados pelo Brasil”, finalizou Beth.

Japoneses visitando a Fazenda San Francisco.

Estratégia

A participação da Fundtur em eventos nacionais e internacionais e o incentivo aos empresários locais em participar de tais eventos fazem parte do planejamento estratégico do governo do Estado, com o objetivo de promover e divulgar Mato Grosso do Sul aos mais variados públicos. Comprovadamente essas ações revelam-se como as mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.

O gerente de promoção e divulgação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Matheus Dauzacker Neto, explica que a participação do Estado nesses eventos acontece através de parcerias com companhias aéreas, governos locais e embaixadas, além do empenho do governo estadual. Segundo ele, os resultados são sempre muito positivos.

“É impressionante o interesse de opPublicar postagemeradores e agentes de turismo desses países em destinos de natureza. E natureza Mato Grosso do Sul tem de sobra”, afirma Matheus.

Um comentário:

Vanessa: email: vanessa.santano@community.trivago.com disse...

Oi boa noite, eu li seu blog e gosté. Nao conheço Brasil, mais tenho vontade de conheçer algum día. Sinto muito meu portugues mais sou espanhola.

Eu quero falar-te sobre uma comunidade de viagens que eu axo é uma boa forma de apresentar o Pantanal, mais nao encontre seu email. Desculpas de novo pelo meu portugues. Vanessa