Há alguns meses na Fazenda San Francisco, especialmente nos passeios de chalana e canoagem, varios dos nossos clientes tiveram a sorte de observar umas das mais raras espécies de garças do Pantanal, a Agamia agami - Garça da mata.
Primeira observação da espécie ha uns quatro meses atras foi feita por um guia / biólogo no qual acompanhava um grupo de americanos, aonde apenas os guias conseguiram observar o individuo.
Após dois meses os guias da Fazenda San Francisco passaram a observar frequentemente diferentes individuos jovens e adultos, o que não nos deixa dúvidas de que a ave esta-se reproduzindo nas proximidades da Fazenda.
Em um dos ultimos passeios de chalana no dia 23/11/2011 as 16:30 mais um grupo foi previlegiado com a aparição de um indíviduo adulto da espécie, no qual estava exposta ao sol permitindo assim uma melhor observação e até tirar algunas fotos. Este foi o seu primeiro registro fotografico desta especie na Fazenda San Francisco.
O que nos alegra muito em saber que uma espécie de ave que é tão rara e que tem poucos registros em todo o Pantanal esteja frequentando esta região.
Garça-da-mata - mais informações
A garça-da-mata é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae. É a garça brasileira que apresenta maior número de cores. A Garça-da-mata é conhecida também como Socó-azul, Socó-beija-flor, Garça-da-Guiana, Garça-de-peito-castanho e Garça-beija-flor.
Distribuição Geográfica
Da Amazônia ao Mato Grosso do Sul e Goiás. Encontrada também do México à Colômbia, Equador e Bolívia.
Texto e Foto: Edir Alves da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário