Continuando a Série Encontros no Pantanal do Facebook da Fazenda...
Fato inédito aconteceu hoje na Fazenda San Francisco. Uma ave conhecida como Alma-de-gato foi predada por uma jiboia.
Esta ave é chamada assim pois seu canto se assemelha ao gemido de um gato. A ave que estava pulando de galho em galho próximo a sede da Fazenda San Francisco foi detectada percepção de seu movimento e do seu calor e foi surpreendida por uma Jiboia, cobra que alimenta-se de pequenos mamíferos (principalmente ratos), aves e lagartos que matam por constrição, envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. A boca da jiboia é muito dilatável e apresenta dentes serrilhados nas mandíbulas, dentição áglifa.
A digestão é lenta, normalmente durando sete dias, podendo estender-se a algumas semanas, durante as quais fica parada, num estado de torpor. É um animal muito dócil, apesar de ter fama de animal perigoso, não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva. É muito perseguido por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação.
O Projeto Jiboia, com sede em Bonito MS realiza um belo trabalho de concientizacao sobre a importância das cobras para o meio-ambiente, saiba mais em http://www.projetojiboia.com.br/
Foto – Elmo Silva
Texto – Carol Coelho
Saudações pantaneiras, Carolina Coelho