22 de agosto de 2011

Mural da Biologia - UCS: Um dia espetacular no Pantanal do Rio Miranda!

Mural da Biologia - UCS: Um dia espetacular no Pantanal do Rio Miranda!: imagem de arquivo
No terceiro dia das atividades do Curso de Extensão sobre os Ecossistemas de Mato Grosso do Sul conhecemos a fazenda...

20 de agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Traga sua Família para vivenciar de perto a Natureza – Aventura, Segurança e Lazer no Pantanal Sul

Roteiro dia a dia – 3 dias e 2 noites – poderá sofrer alteração na ordem das atividades propostas

1º dia – 26 de Agosto de 2011 8h30 – Saída de Campo Grande – Praça do Rádio Rua Barão do Rio Branco 11h30 - Chegada na Fazenda San Francisco e Almoço Pantaneiro.

14h30 – Passeio de Chalana com pescaria de Piranhas Retorno para a sede e Check in no apartamento (a partir das 16h00) 19h00 – Jantar de Fazenda 20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres (opcional não incluso neste pacote) Pernoite na Fazenda

2º dia – 27 de Agosto de 2011 Das 7 as 8h00 – Quebra-torto 8h00 – Safári Fotográfico & Trilha do Carandá Almoço pantaneiro 15h00 – Canoagem no Corixo 18h30 – Palestra sobre o Pantanal e sua biodiversidade 19h30 – Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo – LUAU Dançante Pernoite na Fazenda

3º dia – 28 de Agosto de 2011 Das 7h00 as 8h00 – Quebra-torto 8h00 – Cavalgada no Cerrado e áreas de criação de gado da Fazenda Almoço pantaneiro 13h30 – Check out do apto – Saída com destino a Campo Grande. Chegada prevista 16h00 – mesmo local da saída. Tenham uma boa viagem!!

A média de duração dos passeios é entre 2 a 2h30 e todos são acompanhados com guia pantaneiro especializado em Pantanal que mostra a voce o jardim de sua casa: o Pantanal.


SOLICITE VALORES E INFORMAÇÕES COM carol@fazendasanfrancisco.tur.br

16 de agosto de 2011

Agronotícias

Agronotícias


Embrapa investe em pesquisa com animais da raça Senepol
16 de agosto de 2011 - 13:30h
Autor: Embrapa

A Embrapa Gado de Corte, unidade com sede em Campo Grande, MS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de formar mais um rebanho taurino adaptado – o Senepol. O primeiro rebanho adaptado adquirido há alguns anos e utilizado nas pesquisas foi o Caracu, e a partir de agora a Embrapa conta com mais uma opção em seus trabalhos de melhoramento genético, o Senepol, uma raça desenvolvida nos Estados Unidos, resultado da cruza entre o Red Poll com Senegal N’Dama.

O Senepol é uma raça adaptada ao calor, resistente às doenças tropicais, fértil, que apresenta bom acabamento de carcaça e carne de boa qualidade - macia e suculenta, bem ao gosto do consumidor.

A formação do rebanho na Embrapa teve a colaboração de dois criadores da raça em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas Roberto Coelho da fazenda San Francisco, e de Ivo Reich da fazenda CMI. “A colaboração desses criadores foi fundamental para a formação do rebanho Puro de origem importada (POI). Os animais serão utilizados em pesquisas da Embrapa e como unidade demonstrativa do programa de melhoramento da raça Senepol”, informa o pesquisador Roberto Torres, supervisor dos trabalhos. Segundo Torres, a Embrapa Gado de Corte já fez pesquisas com a raça Senepol, tendo sido utilizada em avaliações de cruzamentos de raças taurinas adaptadas e um teste de touros em parceria com a associação americana de criadores de Senepol.

Os pecuaristas que se dispuseram a colaborar com a Embrapa colocaram suas melhores matrizes para coleta de ovócitos (células sexuais produzidas nos ovários dos animais), doaram o sêmen de reprodutores, de materiais utilizados na sincronização das receptoras, fizeram parceria para a realização da maturação dos ovócitos e cobriram custos diversos como o de transporte para a coleta e de mão de obra especializada utilizada para realizar os trabalhos como de acasalamentos das doadoras, inoculação dos embriões, dignóstico de gestação e sexagem dos embriões. “Coube a Embrapa disponibilizar as matrizes utilizadas como receptoras e executar o manejo dos animais durante o processo de implantação. Sem dúvida, uma parceria digna dos resultados proporcionados”, declara Roberto Torres. O pesquisador informa também que foram implantados 121 embriões e destes, resultaram 31 prenhezes de machos e 22 de fêmeas. Estas prenhezes, explica Torres, são oriundas de 17 das 24 vacas coletadas e de 10 touros diferentes. “Se considerarmos também os avôs maternos, temos um total de 19 touros diferentes o que ajudará o rápido estabelecimento do rebanho Senepol da Embrapa”.

Os animais oriundos destas prenhezes se unirão aqueles provenientes do cruzamento absorvente com o Senepol que serão apresentados para registro. A expectativa da Embrapa é estabelecer um rebanho de 100 matrizes puras da raça Senepol.

O crescimento da raça no Brasil

A raça Senepol foi introduzida no Brasil em 1999 e hoje a estimativa é de que existam registrados no País 15 mil animais. O número de animais dessa raça tem crescido no Brasil e prestado uma importante contribuição na melhoria genética da raça nelore via cruzamento. A informação é do pesquisador Gilberto Romeiro Menezes que trabalha no Núcleo do rebanho da Embrapa juntamente com Roberto Torres. “A Embrapa começou a trabalhar com melhoramento genético da raça há dois anos e nesse trabalho são avaliadas características de reprodução, desempenho e qualidade de carne”, explica Menezes. Ainda segundo pesquisadores, um aspecto positivo é de que esses animais conseguem, com certa facilidade, montar nas vacas nelore e assim fazer o cruzamento sem problema.

O espaço na pecuária brasileira conquistado pela raça está ligado a uma série de fatores, entre eles a fertilidade, adaptabilidade, eficiência reprodutiva, produtividade e qualidade da carne, características necessárias para o sucesso na pecuária moderna.
O cruzamento entre raças, quando bem elaborado, oferece aumento de rentabilidade para o produtor, isso porque os produtos cruzados normalmente superam os de raças puras.

A procura por animais adaptados tende a aumentar, bem como o trabalho de cruzamento entre elas. A busca é por animais mais produtivos, que produzam carne saborosa e de boa qualidade, além de outros atributos.

O gado Senepol é de pelagem curta, cor avermelhada, resistente a parasitoses, carne marmorizada, precocidade sexual e bom acabamento. Segundo informações, a venda de sêmen tem crescido nos últimos anos o que indica um resultado satisfatório pelos usuários.

A pesquisa deverá comprovar por meio de trabalhos científicos as qualidades da raça que é indicada para o cruzamento industrial com zebuínos como o Nelore, e animais de 1/2 sangue britânicos e/ou continentais, aproveitando a heterose maternal e produzindo 100% heterose nos produtos com essas cruzas.

11 de agosto de 2011

IMPERDIVEL & DIVERTIDO. DAVID BRASIL e Beth Coelho (Dona Onça) na FAZENDA SAN FRANCISCO

David Brasil e a Equipe do Programa Domingo Legal no Pantanal Sul - Fazenda San Francisco nesta última semana do mês de Julho.

O programa vai ao ar neste próximo Domingo, dia 14 de Agosto, 12h - horário de Brasilia.

Mostra de forma irreverente e divertida os atrativos do Pantanal. A equipe bem humorada e cheia de ideias divertidas fizeram cenas do dia a dia do pantaneiro como tirar leite da vaca, atravessar o corixo com uma boiada, tosar um carneiro, pescar piranhas e outras aventuras que a Bruna e a Diana quase não encararam. David Brasil pediu socorro aos pantaneiros na hora da travessia do gado, Bruna e Diana tiveram que tirar leite da vaca e tosar um carneiro. Pura diversão...

Na última noite um Show com a Banda Eco do Pantanal, muito Chamamé, Baile, Churrasco de Senepol e Diversão animaram os pantaneiros e pantaneiras da Fazenda San Francisco. O bailão com David Brazil, Bruna e Diana foi animado.

Não percam as Aventuras de David Brasil, Bruna e Diana no Pantanal! Neste domingo, 12h.

Assista o programa e divirta-se com as extravagantes brincadeiras desta turma.

Saudações Pantaneiras, Carol Coelho

10 de agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Traga sua Família para vivenciar de perto a Natureza – Aventura, Segurança e Lazer no Pantanal Sul

Roteiro dia a dia – 3 dias e 2 noites – poderá sofrer alteração na ordem das atividades propostas

1º dia – 26 de Agosto de 2011

8h30 – Saída de Campo Grande – Praça do Rádio Rua Barão do Rio Branco

11h30 - Chegada na Fazenda San Francisco e Almoço Pantaneiro.

14h30 – Passeio de Chalana com pescaria de Piranhas

Retorno para a sede e Check in no apartamento (a partir das 16h00)

19h00 – Jantar de Fazenda

20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres (opcional não incluso neste pacote)

Pernoite na Fazenda

2º dia – 27 de Agosto de 2011

Das 7 as 8h00 – Quebra-torto

8h00 – Safári Fotográfico & Trilha do Carandá

Almoço pantaneiro

15h00 – Canoagem no Corixo

18h30 – Palestra sobre o Pantanal e sua biodiversidade

19h30 – Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo – LUAU Dançante

Pernoite na Fazenda

3º dia – 28 de Agosto de 2011

Das 7h00 as 8h00 – Quebra-torto

8h00 – Cavalgada no Cerrado e áreas de criação de gado da Fazenda

Almoço pantaneiro

13h30 – Check out do apto – Saída com destino a Campo Grande.

Chegada prevista 16h00 – mesmo local da saída.

Tenham uma boa viagem!!

A média de duração dos passeios é entre 2 a 2h30 e todos são acompanhados com guia pantaneiro especializado em Pantanal que mostra a voce o jardim de sua casa: o Pantanal.

SOLICITE VALORES E INFORMAÇÕES COM carol@fazendasanfrancisco.tur.br


Observações importantes:

1 - Este pacote somente será confirmado caso tenha o número mínimo de 04 pagantes para saída do transporte.

2 – 1ª parcela = sinal de reserva via deposito bancário e o restante em 3x no Cartão de Crédito Visa no ato do check-in.

Validade deste tarifário: Exclusivo para Feriado Aniversário de Campo Grande 2011.

O Pacote Inclui:

Ø Transporte Campo Grande x Fazenda San Francisco x Campo Grande nas datas e horários do roteiro acima;

Ø 02 diárias na Pousada Pantaneira em apartamento com ar condicionado, ventilador e frigobar;

Ø Passeios de acordo com o roteiro acima: Safari Fotográfico com Trilha, Passeio de Chalana com pescaria de piranhas, Cavalgada no Pantanal, Canoagem no Corixo;

Ø Pensão completa (02 quebra-tortos, 02 almoços pantaneiros, 01 jantar de fazenda e 1 Churrasco Pantaneiro);

Ø Acompanhamento de guia pantaneiro especializado e;

Ø Seguro passeio.


Não inclui: Bebidas e Gastos extras.

Hospedagem - horários:

Ø Início do pacote: a definir pelo cliente

Ø Entrada no apartamento: 16h00

Ø Fim do pacote: a definir pelo cliente

Ø Saída do apartamento: 13h30


O que trazer para sua viagem ao Pantanal:

  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Sapato fechado (tênis e/ou bota) – 2 pares
  • Chapéu ou boné
  • Roupa de banho (para piscina)
  • Equipamento fotográfico ou filmadora
  • Binóculos
  • Calça comprida para cavalgada (preferência jeans)
  • Casaco impermeável para proteção de vento
  • Casaco e roupa de frio para focagem noturna durante o inverno (abril a setembro)
  • E... Muito pique!!!