27 de fevereiro de 2012

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Franceses fazem rally com carros antigos pelo Pantanal em MS


Veículos fabricados há 60 anos cruzam região com destino à Bolívia e ao Peru. Em fazenda, franceses aproveitam pausa para curtir vida natural

Por GLOBOESPORTE.COM



Expedição de carros antigos chega ao pantanal em Miranda 
(Foto: Divulgação/Carol Coelho)

Um rally diferente atraiu um grupo de franceses ao pantanal sul-mato-grossense. Apenas carros antigos participam da prova, e a maioria dos veículos foi fabricada há mais de 60 anos. Nesta semana, a expedição atraiu cerca de 24 pessoas, entre pilotos e mecânicos, à fazenda San Francisco, situada na região do pantanal de Miranda.

O grupo pertence à associação sem fins lucrativos Tractions Sans Frontiers (Do francês 'trações sem fronteiras'), que promove a cada dois anos um rally por vários países. Eles já cruzaram a África, a Europa e a Ásia, e este ano visitam a América Latina pela segunda vez.








Cabine de um dos automóveis que participam da
expedição (Foto: Divulgação/Carol Coelho)


O organizador da expedição, Felipe Lasson, conta que o passeio proporciona várias emoções, entre elas encontrar povos e países diferentes. O francês diz ainda que os carros antigos já fazem parte da família, e que nada seria possível sem eles. Por isso, uma equipe se dedica exclusivamente à manutenção dos automóveis durante as viagens.


Carros antigos chega ao pantanal em Miranda
(Foto: Divulgação/Carol Coelho)




Os franceses iniciaram a jornada em janeiro na Argentina, entraram no país por Foz do Iguaçu e chegaram ao Pantanal na última terça-feira, para uma estadia de três dias na fazenda. No Pantanal, pausa para aproveitar os encantos da vida natural: observar a fauna, passear de barco e pescar nos rios da região. O grupo seguiu viagem na quinta-feira com destino à Bolívia e ao Peru.

10 de fevereiro de 2012

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Arara Canindé e sua relação com a palmeira bocaiuva

A Arara-Canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758) é uma ave da família dos psitacídeos. encontrada em quase toda a America do Sul é um ave grande e muito apreciada pelos amantes da natureza. Sofre ameaçada principalmente pela destruição de seu habitat natural e também por ser alvo dos contrabandistas de animais silvestres.

Se alimenta principalmente de frutas e sementes e adora palmeiras. Hoje vamos falar da relação das Araras Canindés e as bocaiuvas (Acrocomia aculeata)Apesar de ser considerada predadora das sementes da bocaiuva, pois se alimenta quebrando o coco e consumindo a castanha, a arara também beneficia diretamente essa palmeira. Veja abaixo a história..."



 Foto acima - abelhas polinizando as flores da Palmeira Bocaiuva 

  
Foto acima - Cacho da bocaiuva



Foto acima - pequenas bocaiuvas no cacho em formação


Foto acima - pequenas bocaiuvas no cacho em formação



Foto acima - pé de bocaiuva carregado com frutos ainda verdes


Foto acima - frutos da bocaiuva




 Fotos acima - Arara-Canindé se alimentando da bocaiuva - detalhe importante, ao se alimentar as araras derrubam muitos cocos intactos, ajudando assim na dispersão das sementes e reprodução da palmeira."



 Fotos acima - Arara-Canindé se alimentando da bocaiuva 


Foto acima -  Arara-Canindé roendo o talo do cacho das bocaiuvas - sementes intactas caem no chão e servem de alimento para outros animais, incluindo alguns de seus dispersores, que comem a semente inteira e a defecam em outro lugar, ajudando assim a reprodução da palmeira.

Fotos Carol Coelho. Espero que gostem!
Fotos tiradas no Pantanal do Miranda * Fazenda San Francisco
Pantanal Sul * MS * Brasil


Um ótimo final de semana, CAROL

8 de fevereiro de 2012

Fazenda do Pantanal está com novidades esta semana

A Fazenda San Francisco localizada no Pantanal, em Miranda (MS), divulgou algumas novidades. Entre as novidades está uma programação especial para os hóspedes nesta semana e saídas regulares partindo de Bonito (MS).

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a Fazenda San Francisco terá um Lual para os clientes, que contará com um churrasco pantaneiro e apresentação cultural do Chamamé. Uma boa opção para conhecer o Pantanal, observar os animais e interagir com os homens pantaneiros.

Chamamé - dança tipica do pantaneiro - apresentação cultural durante o Luau.


Caipirinha - bebida preferida dos estrangeiros que visitam o Pantanal.

Ana Hickman tocando o Berrante durante o Luau no Pantanal.

David Brasil dancando Chamané!

Churrasco com fogueira.

Outra novidade é que o atrativo agora conta com 3 saídas regulares partindo de Bonito, às terças-feiras com a EK Locadora de Veículo, às quintas-feiras com a Translocar e aos sábados com a Transbonito.

Para mais informações, visite o site da Fazenda San Francisco.