Passadas uma semana do Dia do Meio Ambiente, refletindo muito, senti grande necessidade de expor aqui importantes processos que estao ocorrendo no Pantanal que podem tranfromar este local em deserto.
O desmatamento é o pior deles. Seja para fazer carvao, para introduzir pastagem ou qualquer outro motivo. O desmatamento é doído. Muias vidas se vao com uma área aberta.
As queimadas, o mexilhao dourado, a caça de onças-pintadas que sao realizadas e nada é feito. Nem mesmo as entidades ambientais sabem o que fazer quando ficam sabendo de caçadas. A lei é cega mesmo e a impunidade e ganancia do homem vao acabar sufocando a ele mesmo.
Vejo que uma das poucas maneiras de conseguirmos conservar nosso único Pantanal é através da valorizaçao, ou melhor, valoraçao da fauna, flora e cultura pantaneira.
O turismo. Vem como mais uma atividade economica e seu meio é unico e exclusivamente a natureza, entao, deve-se preservar para se ter o turista, que vem ao Pantanal para ver a Natureza.
Assim, a onça-pintada vai valer dinheiro e os fazendeiros vao querer ela viva, desfilando para seus turistas como acontece aqui na San Francisco.
O Pantanal é 98% dentro de propriedades particulares. Cada um com uma cabeça e uma ideia de o que fazer. Eu ja escutei um pantaneiro véio dizendo assim: Na minha fazenda eu quero tudo "limpo", sem nenhum pé de árvore, para eu enchergar longe... e onça, mato mesmo. Mato porque gosto!
Pode!!?!
Sempre coloco coisas agradáveis aqui, mas esta semana quero mostra a situaçao ambiental que estamos hoje. Espero tambem que a novela Pantanal, que o SBT esta repassando, traga novos turistas, que tambem estao se tornando raros, assim como a onça-pintada!
Nas ultimas postagens, noticias como: desmatamento, mexilhao dourado e a invasao do tucunaré nos rio do Pantanal.
Até a proxima, Carol
Nenhum comentário:
Postar um comentário