13 de junho de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Arara-Azul, em busca do oco para nidificar

O Projeto Arara-Azul esteve na Fazenda San Francisco nesta última semana para colocação de um caixa que poderá futuramente servir como ninho artificial para um casal de Araras-Azuis. Este casal tinha seu ninho em uma árvore chamada barriguda que com o tempo caiu, veja foto do ninho natural abaixo.

Este casal nidificava nesta árvore pelo menos ha 10 anos e a árvore morreu e quebrou ao meio.

É baixa disponibilidade de cavidades naturais de tamanho suficiente para caber uma arara com filhote e, além disso, há disputa por ninhos com outras espécies (araras-vermelhas, gavião-relógio, tucano, urubu e pato-do-mato). Estes fatores, aliado a destruição de ninhos potenciais por desmatamentos, queimadas e a invasão de ninhos por abelhas, estão limitando a reprodução das araras-azuis no Pantanal. Por isso, são confeccionados e instalados ninhos artificiais, em áreas onde a escassez é maior ou então para suprir a perda de um ninho natural.











O processo de colocação dos ninhos necessita utilizar técnicas verticais como o rapel para instalação. O Assitente de Pesquisa Cesar Correia quem instala os ninhos e depois monitora o todo o processo de ocupação e utilização pelas araras ou outros animais.

Vamos torcer para que as araras azuis achem este ninho artificial antes das abelhas ou de outra especie de animal do pantanal...

Veja mais informação sobre o Projeto Arara Azul em http://www.projetoararaazul.org.br/Arara/

Saudações pantaneiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário