11 de dezembro de 2008

Vôos regulares ao Aeroporto de Bonito têm início em fevereiro



Osvaldo Júnior

O primeiro vôo regular do terminal de embarque e desembarque de passageiros, em Bonito, deve ser realizado em fevereiro de 2009, informa o secretário de Turismo, Indústria e Comércio do município Augusto Mariano. Conforme o secretário, as obras se encerram em janeiro.

O terminal deve ajudar na atração de turistas asiáticos, que estão no foco de Bonito. Para facilitar o acesso a esses turistas, há planejamento de utilização de malha aérea pelo Oceano Pacífico, que reduziria, em média, oito mil quilômetros a distância entre países asiáticos e o Brasil em relação às viagens com conexões na Europa.

Segundo o secretário, apesar de Bonito ser um destino turístico já consolidado, ainda há o problema de acesso aos turistas. Por essa razão, foi construído o aeroporto na cidade, cujo terminal de embarque e desembarque de passageiros ainda não foi finalizado.

O empreendimento tem custo total de R$ 1,7 milhão. O secretário informa que as obras terminam em janeiro e que, no mês seguinte, iniciam-se os primeiros vôos regulares.

As secretarias municipal e estadual de turismo buscam expandir a atração de turistas estrangeiros a Bonito, priorizando os asiáticos. “Estamos fazendo com que os asiáticos descubram Bonito”, disse Mariano, completando que esse público não tem, costumeiramente, muito interesse por litorais e, sim, pelo ecoturismo. “O mato está na moda”, afirmou o secretário, citando frase dita por Jean Claude Razel, presidente da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura) durante palestra no Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, que acontece na cidade.

De acordo com o secretário Mariano, a malha aérea para as viagens originárias da Ásia deverá ser pela rota bio-oceânica do Pacífico. “Por essa rota, a distância até o Brasil é de 18 mil quilômetro. As viagens, através da Europa, a distância chega a 26 mil quilômetros”, comparou o secretário. A linha área dos vôos internacionais para Bonito deverá fazer conexão em São Paulo.

Fórum

Em Bonito, o Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, reuniu os principais profissionais do segmento para debater as tendências e os desafios do ecoturismo no Brasil. O foco do evento foi o desenvolvimento do marketing e a comercialização de destinos, produtos e serviços de ecoturismo.

O evanto aconteceu de 7 a 10 de dezembro e é realizado pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), governo do Estado e Bonito Convention and Visitors Bureau, em parceria com a Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário