Pantanal do Miranda - Mato Grosso do Sul - Brasil * Pousada Pantaneira. Este blog existe para as os amantes da natureza e "curiólogos", como eu, poderem dividir suas aventuras e paixoes por este Pantanal. Fotos do Pantanal Sul e sua biodiversidade, informações sobre as coisas que acontecem na Fazenda San Francisco e notícias sobre meio-ambiente você encontrará aqui. Visite Bonito e Pantanal Sul!
24 de setembro de 2012
Servidor vai ao Pantanal de MS monitorar peixes e encontra onça
Noticia sobre visualização de Onça-pintada que foi observada na Fazenda San Francisco, saindo em diversos meios de comunicação... onça batizada de Robertão.
Onça pintada foi fotografada às margens do rio Miranda, em MS
O técnico ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) Valmir de Assis foi ao Pantanal em uma expedição para monitorar a piracema, mas voltou de lá com um flagrante que considerou raro: uma onça pintada em meio ao seu habitat natural. Para biólogos, encontros com o felino são incomuns mesmo no habitat natural deles, porém projetos de preservação fazem com que algumas regiões as chances de ver a pintada sejam maiores.
“Para ela [onça] ter ficado tranquila no barranco, foi porque não se sentiu ameaçada com a presença humana. Este animal deve estar acostumado a ver barcos passando e não se assustou. Em muitos lugares, existe a caça com uso de armas e cachorros. Lá sim este animal é arisco e sua aparição, rara”, disse o biólogo e ecólogo Ademir Morbeck.
De acordo com o biólogo Elson Borges, do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande (Cras), a região onde Assis viu o felino é pioneira nesse tipo de trabalho ambiental. “Não podemos dizer que é comum presenciar uma cena dessas. Existem pessoas que vão há anos ao Pantanal e nunca conseguiram ver uma onça”, explica.
Raro ou não, o técnico ambiental comemora o encontro com um dos símbolos do Pantanal. “Quase passamos batido. A camuflagem dela é incrível, e nos engana até em lugares abertos como este. Só consegui ver depois que ela fez um movimento com a cabeça e acabou se mexendo. Durante todo o tempo ela permaneceu ali, praticamente imóvel, observando tranquilamente o nosso barco passar”, diz.
Felino descansava enquanto o barco passava a metros do barranco (Foto: Carol Coelho/Arquivo Pessoal)