28 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Consultor da ABETA registra recorde de público em oficina realizada em Mato Grosso do Sul


Mais de 230 pessoas participaram das oficinas em MS.


Uma ação da Comissão ABETA MS, integrante da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizou oficinas para capacitar o trade turístico no Mato Grosso do Sul, sendo duas realizadas em Bonito e uma em Campo Grande. Todas ministradas pelo Coordenador de Qualificação e Desenvolvimento da Comissão ABETA São Paulo, Luiz Del Vigna.



Foto: Luiz Del Vigna durante evento em Campo Grande. Bonito Brazil


De acordo com Carolina Coelho, vice-coordenadora da Comissão ABETA MS, a ideia do evento surgiu há três anos. "Quando começamos a trabalhar o planejamento estratégico da comissão no Estado percebemos a necessidade de conscientização das agências de turismo de Campo Grande sobre o mercado de ecoturismo e turismo de aventura, e em Bonito e no Pantanal reforçar a questão da excelência de qualidade no atendimento das empresas".

Em Bonito, a oficina foi realizada no Hotel Águas de Bonito, nos dias 29 e 30 de novembro. Foi abordado o tema "Hospitalidade e conhecimento para entender e encantar o cliente", direcionada aos atendentes de agências, pousadas, guias, motoristas, atrativos, entre outros.  "Procuramos trabalhar com todo mundo relacionado ao atendimento, pois esse era o foco da oficina, a interface entre o sistema turístico e o turista", diz o palestrante Luiz Del Vigna.

Os participantes dessa oficina, separados em duas turmas (período vespertino e noturno), receberam importantes informações como: os desafios de entender e atender bem o consumidor; o perfil do consumidor brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura; Normas Técnicas Brasileiras de Ecoturismo e Turismo de Aventura; hospitalidade como produto; aprimorando os serviço e novos mercados e desafios para Bonito.

Já empresários e gerentes de atrativos turísticos, de agências, hotéis, empresas de transportes e demais pessoas envolvidas participaram da palestra de sensibilização, no dia 1º de dezembro, "Os desafios do ecoturismo em Qualidade, Hospitalidade e Inovação", um bate-papo com Luiz, que também se autodenomina como um viajante profissional, na qual repassou observações e impressões ao longo de sua jornada para os participantes.

"Por ser um usuário do sistema de Bonito, empresário e comercializo o destino, além de ter uma relação de amizade com alguns profissionais, isso me permite ter uma visão ampla de como está o turismo na região. E o que me preocupa é que Bonito há 10 anos conquista o título de Melhor Destino de Ecoturismo. Em meu Estado há um ditado que diz- Fez fama deita na cama - sei que decolar um destino é muito difícil, porém mais difícil que decolá-lo é mantê-lo no alto", diz.

Para Luizão, como também é conhecido, Bonito tem um desafio muito grande que é evitar a acomodação e ressalta ainda que o ecoturismo na região é "realmente extraordinário, mas deve sempre melhorar a qualidade do atendimento aos seus visitantes".

Em Campo Grande, o evento foi realizado na sede do SEBRAE e Luiz abordou o tema "Ecoturismo e turismo de aventura como oportunidade de negócios. Conhecendo melhor para vender mais", no qual foram abordados os assuntos: evolução dos segmentos no Brasil; perfil do consumidor das viagens de aventura e natureza; variedade de atividades e a iniciativa do Portal Viagem na Natureza.

Para Kassilene Cardadeiro, empresária do ramo e associada à ABETA MS e ABAV MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), ter a oportunidade de participar de um evento focado em um dos principais produtos de turismo do Estado é de extrema importância. "Capacitações como essa são válidas para os agentes adquirirem mais conhecimentos, pois eles estão na linha de frente das empresas, tendo o contato direto com o cliente. Sendo assim, com as novas informações obtidas é possível fazer um atendimento com muito mais segurança", diz.

Números
O evento realizado em MS atraiu um grande público interessado em obter qualificação profissional que surpreendeu até mesmo o palestrante. "Foi um sucesso. Foi a maior capacitação que já realizei entre os diversos eventos que já fiz no Brasil. Mato Grosso do Sul está de parabéns por conseguir reunir 128 profissionais de turismo em uma sala de aula. Na verdade esse número é meu recorde pessoal".

Ao todo participaram 155 pessoas, sendo 128 profissionais de turismo e 27 proprietários de empresas do segmento.

Comissão ABETA MS

As oficinas foram realizadas através do empenho dos Coordenadores da Comissão ABETA MS: Carina Freitas, Carolina Coelho e Ricardo Constantino.  O evento contou também com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, SEBRAE MS, ATRATUR, ABAV MS e Secretaria Municipal de Turismo de Bonito.

Para a coordenadora da Comissão, Carina Freitas, unir forças é fundamental para realizar bons eventos. "Gostaria de agradecer a todos os parceiros, entre eles os associados ABETA MS, que apoiaram a iniciativa para que essas oficinas de capacitação profissional se concretizassem", conclui.

Atualmente 15 empresas são associadas à ABETA no Mato Grosso do Sul. São elas: Abismo Anhumas, Agência Ar, Boca da Onça Ecoturismo, Bonito Way, Canaã Viagens e Turismo, Estância Mimosa Ecoturismo, Fazenda San Francisco, Hotel Cabanas, Hotel Fazenda Baía das Pedras, H2O Ecoturismo, Impacto Operadora, Pousada Aguapé, Recanto Ecológico Rio da Prata, Ygarapé Tour e Zagaia Eco Resort.

Fonte:  Bonito Brasil http://www.bonitobrazil.com.br/NOTICIA-PANTANAL-2929-CONSULTOR+DA+ABETA+REGISTRA+RECORDE+DE+PUBLICO+EM+OFICINA+REALIZADA+EM+MATO+GROSSO+DO+SUL.htm

9 de dezembro de 2011

Feliz Natal do Pantanal * Fazenda San Francisco


AOS AMIGOS
São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia a dia que devemos proporcionar o minimo de alegria e compreenção a todos que nos cercam. Nosso desejo é que nesse Natal tudo de bom que voce plantou durante o ano reverta-se em forma de paz, saúde e felicidade.  
São os votos de Carol, Roberta, Andrea Lúcia, Beth, Roberto Coelho e Equipe Fazenda San Francisco - A integração entre o Homem e a Natureza. 





8 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Dia de Campo de Arroz na sexta-feira - Fazenda San Francisco - Pantanal




A abertura da colheita do arroz em Mato Grosso do Sul acontece durante a manhã de sexta-feira, 9 de dezembro, nas atividades do 16º Dia de campo da Fazenda San Francisco, que será realizado em Miranda. O evento deve apresentar ainda um comparativo de variedades.


A Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Arroz e Feijão conduzem experimentos sobre arroz irrigado na Fazenda San Francisco que apresentam variedades de culivares de arroz adaptadas a Miranda e região. Essas lavouras demonstrativas poderão ser visitadas pelos participantes dos eventos.



Além disso, os cerca de 180 participantes poderão assistir palestras e trocar experiências alusivas a temática. Na ocasião, acontecem também debates sobre produção consorciada de arroz irrigado, soja e sorgo na região.




“Vamos reunir produtores, pesquisadores, industriais, autoridades, fornecedores de insumos e equipamentos, técnicos e interressados na cadeia produtiva do arroz irrigado em MS”, disse o presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho.


O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, espera que o evento ofereça informações que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz irrigado no Estado, proporcionanado resultados positivos para a produção regional, além de troca de experiências.



Programação - A programação do evento, consta de recepção agendada para às 8h30, seguida de palestra de abertura proferida pelo presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho, seguida de visita aos campos produtivos da propriedade. Às 11h15, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, apresenta palestra enfocando as perspectivas da cultura da soja no Vale do rio Miranda.


Inscrição - Os interessados devem confirmar sua presença pelo e-mail deyse@sementesdearroz.com.br ou telefone (67) 3321-5166, com Deyse. O evento é uma realização da Sementes San Francisco de Arroz Irrigado, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Arroz e Feijão, Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.

2 de dezembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Visita da Garça-da-mata à Fazenda San Francisco

Há alguns meses na Fazenda San Francisco, especialmente nos passeios de chalana e canoagem, varios dos nossos clientes tiveram a sorte de observar umas das mais raras espécies de garças do Pantanal, a Agamia agami - Garça da mata. 

Primeira observação da espécie ha uns quatro meses atras foi feita por um guia / biólogo no qual acompanhava um grupo de americanos, aonde apenas os guias conseguiram observar o individuo. 

Após dois meses os guias da Fazenda San Francisco passaram a observar frequentemente diferentes individuos jovens e adultos, o que não nos deixa dúvidas de que a ave esta-se reproduzindo nas proximidades da Fazenda.

Em um dos ultimos passeios de chalana no dia 23/11/2011 as 16:30 mais um grupo foi previlegiado com a aparição de um indíviduo adulto da espécie, no qual estava exposta ao sol permitindo assim uma melhor observação e até tirar algunas fotos. Este foi o seu primeiro registro fotografico desta especie na Fazenda San Francisco.

O que nos alegra muito em saber que uma espécie de ave que é tão rara e que tem poucos registros em todo o Pantanal esteja frequentando esta região.



Garça-da-mata - mais informações

A garça-da-mata é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae. É a garça brasileira que apresenta maior número de cores. A Garça-da-mata é conhecida também como Socó-azul, Socó-beija-flor, Garça-da-Guiana, Garça-de-peito-castanho e Garça-beija-flor.



Distribuição Geográfica
Da Amazônia ao Mato Grosso do Sul e Goiás. Encontrada também do México à Colômbia, Equador e Bolívia.

Texto e Foto: Edir Alves da Silva. 

8 de novembro de 2011

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Onça-pintada: Grande Encontro no Passeio de Chalana da Fazenda San Francisco

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Onça-pintada: Grande Encontro no Passeio de Chalana da Fazenda San FranciscoNo dia 05/10/2011 em uma tarde de domingo chuvoso na Fazenda San Francisco, saímos para fazer o nosso passeio de chalana, no qual é um passeio bem contemplativo neste passeio temos a oportunidade de realizar a pesca de piranha conhecer mais sobre o jacaré do Pantanal ver gavião pescando e muitas aves aquáticas.

Mas nesse dia algo nos surpreendeu, já na embarcação depois de dar algumas dicas para o passeio e passar todas as regras de segurança, demos continuação no passeio lentamente, então foi quando fui até a frente da embarcação e me virei para todos os cliente, no intuito de dar algumas explicações das plantas aquáticas.

Foi ai que ouvi uma das cliente dizer rapidamente e em extremo entusiasmo, a Onça!! Quando eu ouvi me virei em seguida para ver se realmente ela não estava confundindo uma Onça com um sóco boi jovem ou com uma jaguatirica, o que é muito comum acontecer....kkkkk é mais dessa vez esta cliente estava certa era ela a Onça... estava em um lugar perfeito para boas fotos e boa observação, e o que foi melhor é que ela não se intimidou com a nossa presença nos aproximamos a menos de dez metros do bicho, mesmo a euforia de todos nós na embarcação mudando de lugar para outro tentando tirar fotos de diferente ângulo não fez com que o animal se afastasse ela estava mesmo disposta a nos presentear com sua beleza, que por sinal era uma linda fêmea com uma enorme barriga, o que não nos deixa duvida de que ela estava prenha.

Depois de uns 20 minutos de observação o bicho resolveu se adentrar a mata lentamente como se nada tivesse acontecendo.

Então seguimos o passeio em busca de algo mais contemplativo, por que até ai só foi forte emoções.

Mais aquele dia era um dia de muita sorte para todos que estava no passeio, já de volta depois de pescar ver gavião pescando, matim pescador pegando uma piranha e alguns jacarés tudo estava perfeito, já passávamos no lugar onde vimos a Onça estávamos todos comentando sobre o lugar e sobre a maravilha que foi poder avistar este bicho tão lindo de tão perto, quando olhamos para o outro lado do corixo la estava ela disposta a nos presentear novamente mais dessa vez em um lugar mais denso no barranco do corixo caminhava entre as árvores bem tranquila, e assim como nos recebeu no inicio do passeio veio até a borda da mata e nos olhou como se despedisse de todos com um lindo olhar e permitindo algumas fotos... O que nos permitiu a identificar que se tratava do mesmo individuo. E assim encerramos nosso passeio de chalana mais dessa vez com muita emoção!


Guias do passeio: Leando e Didi

Texto e Fotos: Didi - Guia Pantaneiro da Fazenda San Francisco

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Onça-pintada: Grande Encontro no Passeio de Chalana da Fazenda San Francisco

7 de novembro de 2011

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Arara-azul tem pelo menos três grupos distintos no Brasil - País | O Repórter

Arara-azul tem pelo menos três grupos distintos no Brasil - País | O Repórter

SÃO PAULO (Agência USP) - Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências (IB) da USP mostra que existem pelo menos três populações geneticamente distintas de araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) em território brasileiro. No Pantanal há dois grupos: norte e sul. O terceiro fica na região que compreende o norte do Brasil (sul do Pará) e o nordeste (região das Gerais: Piauí, Maranhão, Tocantins, Bahia). Os resultados do trabalho fornecem subsídios para o manejo adequado da espécie, além de dificultar a ação de traficantes de animais.
“Se uma ave for apreendida nas mãos de traficantes, será possível, com base no estudo, determinar qual a probabilidade de a ave ter sido retirada de um desses locais e, com isso, fornecer elementos que ajudem a estabelecer a rota de tráfico”, aponta a bióloga Flávia Torres Presti, que realizou uma pesquisa de doutorado sobre o tema.

A bióloga cita o exemplo de uma arara-azul apreendida com um traficante que relatou a polícia que trouxe a ave do Pantanal. “Pelas nossas análises verificamos que a probabilidade de arara-azul ter sido trazido do Pantanal era muito pequena. Os resultados da análise indicavam uma maior probabilidade de ela ter sido trazida de uma das duas outras áreas. Neste caso, a rota de tráfico utilizou os estados do norte e nordeste e depois se espalhou pelo Brasil”, conta Flávia. Segundo a bióloga, esse traficante já havia sido preso em várias regiões do país.


Reportagem completa em:

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Reportagem desvenda o Pantanal, coração da vida selvagem


Chegar à fazenda Nhumirim, da Embrapa, em Nhecolândia, é mais que uma aventura

A curicaca, com seu bico enorme, abre o emaranhado de sons às 4h30. Depois vem o belo canto do tordinho, o grito melodioso da aranacuã, ouvem-se araras, bem-te-vis e pássaros de gorjeios lindos e engraçados. De repente, a cantoria torna-se frenética. Aves, em pequenos bandos, cortam o céu em direção ao lugar onde costumam achar alimento.

Assim começa o dia na fazenda Nhumirim, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na subdivisão de Nhecolândia, Pantanal Sul. A Nhumirim, onde pesquisadores realizam trabalho de campo, dista 150 quilômetros de Corumbá (MS). Mas para chegar lá, mesmo na época da seca, é uma grande aventura. Percorre-se pelo menos 20 quilômetros a mais, em busca de caminhos mais suaves.

Num utilitário tração nas quatro rodas, o único que vence o denso areal, após 40 pontes de madeira, 14 porteiras e cinco horas de viagem, chega-se ao destino.
Na época das águas, que está começando agora, a viagem torna-se uma epopeia. Em pelo menos 100 dos 150 km o deslocamento é feito em barco, usando a estrada como canal de navegação. Concluída em trator, só depois de onze horas é possível chegar.

Isso sem falar na viagem Ribeirão-Corumbá, que tem início às 6h30 no aeroporto Leite Lopes, passa por Campinas (espera de uma hora e meia), por Campo Grande (três horas de espera) para chegar às 14h30 em Corumbá - uma hora a menos que Brasília.

A fazenda

A manhã em Nhumirim tem café, leite e roscas feitas na fazenda mesmo a partir das 6h. Pesquisadores, bolsistas e estudantes residentes em Corumbá, que viajam semanalmente, costumam trazer pão e frutas para compor o cardápio.

Às 7h, todos saem para o trabalho. O termômetro geralmente já marca 26 graus e o indicado é permanecer na lida até as 11h. O recomeço é às 13h30 e o dia se estende até as 17h.
O fuso de Nhumirim é de duas horas a menos que Brasília. Dizem que seria inútil adiantar o relógio. A fauna pantaneira, bois, cavalos, ovelhas e búfalos não iriam entender. Mas é estranho, às 18h30, ainda com uma bela réstia de sol, ver William Bonner abrir o Jornal Nacional.

Para chegar a Nhumirim, saindo de Corumbá, corta-se a bela serra do Urucum, lentamente dilapidada pela mão do homem. A Vale extrai ferro e manganês de suas entranhas. Em seguida, numa balsa, no Porto da Manga, atravessa-se os 300 metros do rio Paraguai. A energia elétrica termina ali, restando ainda 130 quilômetros para botar os pés no posto avançado da Embrapa.


A fauna

As três chuvas que caíram no final de outubro, trouxeram a fauna de volta aos rios e lagoas, avisa o nosso motorista Ayrton Araújo, nascido e criado em Corumbá. Avistamos dois jacarés tomando sol e o repórter-fotográfico Weber Sian se agita. Mas o motorista passa reto para desespero de Sian. "Calma. Vamos ver muito jacaré", diz Ayrton. Então, cruzamos com dezenas deles. No caminho, havia jaburus, gaivotas, cegonhas, gaviões, araras, maritacas, tucanos, garças e pato selvagem.

E mais: capivara, lobinho, porco-monteiro, veado-campeiro, quati e uma jovem e enorme sucuri tentando cruzar a estrada. Só faltou a onça.

Nhumirim

A Nhumirim, com seus 4.300 hectares, é um pequeno sítio para os padrões das fazendas pantaneiras. A vizinha Campo Doria tem 40 mil hectares. O tamanho médio das fazendas no Pantanal é de dez mil hectares, diz Cleomar Berselli, 27 anos, gaúcho de São Valentim e gerente da Nhumirim.

Ali trabalham e moram 13 pessoas. O gerador consome três mil litros de diesel/mês, apesar da economia de guerra para não aumentar os gastos e nem poluir o local. Só tem energia das 10h às 13h e das 17h às 22h. Um homem em Nhumirim, à noite, sem uma boa lanterna, não é nada.

O almoço - arroz, feijão, macarrão, uma carne e rúcula - é servido das 11h às 12h. O jantar, com o mesmo cardápio, vai das 18h às 19h. O que não falta na fazenda é café na garrafa térmica e água tratada e gelada para o consumo. A água do banho é leitosa em razão do calcário e amarronzada por causa da presença da argila.

Os pesquisadores trabalham com gado nelore e tucura, cavalo pantaneiro, ovelha, mel, jacaré e fauna. Nem todos frequentam semanalmente a fazenda. Muitos desenvolvem o trabalho da sede da empresa, em Corumbá. Na quinta ou sexta-feira cedo, voltam para a cidade.

Na despedida, o coração só dói no peito daquele que vai embora, talvez, para nunca mais voltar. Para quem trabalha lá, as viagens costumam ser alegres e a semana recomeça na terça-feira. Com a bênção do sol ou da chuva pantaneira.

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Bonitur encerra primeira Oficina de Ecoturismo da Visual Turismo



Por: Ana Elisa Teixeira - http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/78004

Na manhã deste domingo (06), a Bonitur encerrou a primeira Oficina de Ecoturismo realizada neste fim de semana pela Visual Turismo em Mairiporã (SP). A operadora apresentou os destinos de Bonito e Pantanal do Sul como grandes atrativos do estado de Mato Grosso do Sul voltado para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. 

De acordo com João Henrique Pirez, representante da Bonitur, Bonito é uma cidade perfeita para quem procura aventura. “Com grutas, cachoeiras, passeios de bote e flutuação o turista se sente em casa. O passeio mais vendido é a Gruta da Lagoa Azul que permite uma contemplação incrível”, afirma. 

Outros destaques são: Rio Formoso, Rio Sucuri e a Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul com 156m de queda livre. “Existe um cânion do Rio Salobra maravilhoso, além de trilhas com onze tipos de cachoeiras e, o rapel mais alto do Brasil com 90m”, ressalta Pirez. 

O Pantal Sul se destaca pela flora e fauna abundante e fica a 162km de Bonito. O turista pode comprar pacotes com Visual Turismo para a Fazenda San Francisco, que inclui safari fotográfico, passeio de chalana, canoagem e outros atrativos ideias para quem gosta de apreciar a natureza. “Também existe a opção de mergulho e flutuação na Lagoa Misteriosa. Não se sabe o fundo da lagoa, uma vez que só conseguiram chegar até os 240 metros. A água é cristalina e ideal para quem gosta de atividades radicais”, conclui Rosivan Cardoso, representante da Bonitur. 

O fim de semana contou com mais de 120 agentes de viagem que participaram de todas as palestras e atividades realizadas pela Visual Turismo. Para finalizar, a Secretaria de Turismo de Alagoas irá oferecer o último almoço do evento e, conversará de mesa em mesa com todos os participantes.

31 de outubro de 2011

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Com preocupação especial com Pantanal, fotógrafo lança livro "Brasil Natureza" - Campo Grande News


Com preocupação especial com o Pantanal, o fotógrafo Valdemir Cunha lança no dia 9 de novembro mais um livro com imagens da região. "Brasil Natural" tem arte e jornalismo, São imagens dos últimos sete anos.

Ao apresentar o novo trabalho, ele faz uma alerta para os perigos da a pecuária que derruba a mata nativa, formam pastos e comprometem o ecossistema em nome da produtividade.


Leia matéria completa em http://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes/com-preocupacao-especial-com-pantanal-fotografo-lanca-livro-brasil-natureza

22 de outubro de 2011

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] 1º CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E RESGATE EM ÁREAS REMOTAS NO PANTANAL

A Fazenda San Francisco esta realizando o 1º Curso de 1º Socorros e Resgate em Áreas Remotas do Pantanal que será aberto para todos os interessados do trade turístico de Miranda e MS.

Certificação em Território Nacional e Internacional com validade de 3 anos por órgãos reconhecidos.

Data: de 10 a 13 de Dezembro de 2011 – 4 dias

Local: Fazenda San Francisco – Miranda - MS

Carga horária: 32 horas

Empresa responsável: Quinto Elemento Trabalho e Saúde

Instrutor responsável pelo treinamento: Ricardo Luiz Correia

Objetivos:

Capacitação voltada àqueles que têm pouca ou nenhuma experiência em Primeiros Socorros em Ambiente Urbano e/ou Natural, capacitando o aluno a realizar procedimentos de Suporte Básico de Vida e os Procedimentos específicos de Primeiros Socorros para vitimas de Trauma ou em casos Clínicos em Ambientes Naturais, sendo um curso de imersão

total.

Atendendo a Norma ABNT NBR 15.285 de Competências Mínimas do Condutor

Inclui:

- Curso de 1os Socorros em ambiente natural: Aulas Teóricas , Treinamentos e

Simulações de resgate em áreas remotas;

- Certificação com validade de 3 anos por órgãos reconhecidos;

- Carteirinha de certificação em 1os socorros;

- Avaliação final de conhecimento para aprovação no curso;

- Material didático – apostila;

- 03 pernoites na Fazenda em apartamento coletivo;

- Refeições realizadas durante o curso (3 cafés da manha, 4 almoços, 3 jantares).

Investimento

Informações e Inscrições com carol@fazendasanfrancisco.tur.br

Telefone (67) 3242-1088 – 3242-3333 – horário comercial.


Avaliação

Todos os Alunos serão avaliados e acompanhados continuadamente, será realizada uma

Avaliação de conhecimentos inicial Teórica e Pratica e farão uma avaliação final de

conhecimentos ao termino do Curso Teórica e Pratica, os aprovados receberão o

Certificado de Conclusão e os demais o Certificado de Participação que será encaminhado

diretamente ao Contratante


Certificado de Conclusão: 100% de presença e nota mínima de 07, aproveitamento mínimo de

70%.


Certificado de Participação: em caso de faltas, não atingindo 100% de participação e/ou quem

não atinja a nota mínima de 07, sendo, 70% da Avaliação Teórica e Pratica.

Certificação, valida por 3 anos:


Certificado Nacional: certificado valido em todo o Território Nacional, atendendo a Norma

ABNT NBR 15 285 – Competências Mínimas do Condutor de Turismo de Aventura. Nosso

Certificado é assinado pelos nossos instrutores, Profissionais da Saúde reconhecidos,

capacitados e autorizados pelos órgãos legais para execução de tais atividades no Brasil.


Certificação Internacional fornecida por Profissionais da Saúde reconhecidos no Brasil.

- BLS( Basic Life Suport), The American Safty & Health Institute ASHI-USA

- WFA( Wilderness Firts Aid), The American Safty & Health Institute ASHI-USA


Vamos juntos nos capacitar em 1os socorros e resgate em ambiente natural tornando assim o Pantanal mais seguro para os visitantes.


Estou a disposição. Mais informações não hesite em nos contatar.

Carol Coelho – 2011 - Faz. San Francisco Agro-Ecoturismo

20 de outubro de 2011

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Pela 10ª vez, Bonito é eleito como o melhor destino de ecoturismo



Pela 10ª vez consecutiva, as belezas naturais de Bonito foram eleitas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil pelos leitores da revista Viagem Turismo, da editora Abril.

O prêmio foi anunciado ontem (19), no Rio de Janeiro, durante a Feira das Américas (Abav), considerada uma das mais imporantes do setor turistico.

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, manter o titulo é mais difícil do que conquistá-lo. “Bonito recebeu, pela décima vez, o troféu de melhor destino de ecoturismo do Brasil. Conquistar o título é fácil, mas mantê-lo é difícil. Dez anos consecutivos significam a manutenção de um padrão de qualidade”, reforçou Nilde.

Os assinantes é que votam nos locais preferidos. “Isto significa uma clareza nesta escolha, pois são os assinantes da revista que já estiveram no local, gostaram e votam”, afirma a presidente da Fundtur, que está participando da Abav. Quem recebeu o trófeu foi o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano.

A Abav, que acontece no Rio de Janeiro até amanhã (21), é realizada anualmente. A Feira apresenta os produtos, serviços e destinos de expositores de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.

O estande de Mato Grosso do Sul é de 100m², dentro da macrorregião Centro-Oeste, com os Estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, totalizando uma área aproximada de 400m2.

(Com informações do Notícias MS) Fot: Marcelo Krause

18 de outubro de 2011

[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Reveillon no Pantanal Fazenda San Francisco - 2012- Pacote 4 dias & 3 noites

Para o período do Réveillon a Fazenda San Francisco ira disponibilizar de roteiros com o mínimo 3 noites

especificamente com as datas de In/Out conforme abaixo e um roteiro previsto de atividades para os hóspedes.

A noite do Réveillon iremos fazer um lanche no final do dia, uma Focagem Noturna e uma Ceia de Réveillon a

Moda Pantaneira, rústica e agradável. Não será cobrada taxa extra para a Ceia.

Datas dos Pacotes Réveillon 2011:

De 29/12/2011 a 01/01/2012

De 30/12/2011 a 02/01/2012

Roteiro previsto para o período:

1º dia

Chegada na Fazenda San Francisco.

16h00 – Check in no apartamento

16h30 – Caminhada na Trilha da Vazante e visita ao

Mirante do Pantanal

19h00 – Jantar de Fazenda

20h00 – Palestra sobre o Pantanal

Pernoite na Fazenda

2º dia

Das 7 as 9h00 – Quebra-torto

9h00 – Safári Fotográfico & Trilha do Carandá

Almoço pantaneiro

14h15 – Passeio de Chalana com pescaria de Piranhas

18h30 – Jantar de Fazenda

20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres

Pernoite na Fazenda

3º dia

Das 7 as 89h00 – Quebra-torto

8h00 – Cavalgada no Cerrado e Pantanal

Almoço pantaneiro

15h00 – Canoagem

18h30 – Jantar de Fazenda

20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres ou Vídeo

sobre o Pantanal

Pernoite na Fazenda

4º dia

Das 7 as 7h30 – Quebra-torto

7h30 – Caminhada na Trilha Eu Vou

Almoço pantaneiro

13h30 – Check out do apto

Tenham uma boa viagem!!


Solicite Pacote Reveillon no Pantanal Completo com Carol em carol@fazendasanfrancisco.tur.br

Seja bem vindo e boas aventuras no Pantanal da Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo MS


[Pousada no Pantanal MS | Brasil] Reveillon no Pantanal Fazenda San Francisco - 2012- Pacote 4 dias & 3 noites

4 de outubro de 2011

Leilão Força Senepol 2011 - Dia 05 de Outubro com transmissão pelo Canal do Boi.


Leilão Força Senepol 2011 - Mais um dia de força e raça! Muita Qualidade!


Promoção e Participantes:

Adilson Reich (Senepol Luar),

Guilherme Reich (Senepol GR2),

Roberto Coelho (Senepol da SAN),

Ivo Reich (Senepol da CMI),

Jair dos Santos (Senepol Agua Limpa)

- 80 Touros Senepol
- 80 Novilhas S2
- 30 Novilhas PC



Transmissão: Canal do Boi

Patrocinio:
- Pfizer
- Vitrogen
- Casa do Criador
- Montana – Suplementos Minerais e Rações

FRETE – Rotas de entregas :
1ª Rota – Campo Grande – Iturama – Prata – Uberlândia – final Goiania.
2ª Rota – Campo Grande – Rondonópolis - final Cuiabá.
Frete Free para todos do Mato Grosso do Sul – para qualquer quantidade de animais.
Carga com 16 ou 24 animais frete Free na malha viária brasileira.

Mais informações sobre o Leilão e sobre os lotes:
Médico Veterinário responsável: Dr. Dulcimar Menezes

22 de agosto de 2011

Mural da Biologia - UCS: Um dia espetacular no Pantanal do Rio Miranda!

Mural da Biologia - UCS: Um dia espetacular no Pantanal do Rio Miranda!: imagem de arquivo
No terceiro dia das atividades do Curso de Extensão sobre os Ecossistemas de Mato Grosso do Sul conhecemos a fazenda...

20 de agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Traga sua Família para vivenciar de perto a Natureza – Aventura, Segurança e Lazer no Pantanal Sul

Roteiro dia a dia – 3 dias e 2 noites – poderá sofrer alteração na ordem das atividades propostas

1º dia – 26 de Agosto de 2011 8h30 – Saída de Campo Grande – Praça do Rádio Rua Barão do Rio Branco 11h30 - Chegada na Fazenda San Francisco e Almoço Pantaneiro.

14h30 – Passeio de Chalana com pescaria de Piranhas Retorno para a sede e Check in no apartamento (a partir das 16h00) 19h00 – Jantar de Fazenda 20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres (opcional não incluso neste pacote) Pernoite na Fazenda

2º dia – 27 de Agosto de 2011 Das 7 as 8h00 – Quebra-torto 8h00 – Safári Fotográfico & Trilha do Carandá Almoço pantaneiro 15h00 – Canoagem no Corixo 18h30 – Palestra sobre o Pantanal e sua biodiversidade 19h30 – Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo – LUAU Dançante Pernoite na Fazenda

3º dia – 28 de Agosto de 2011 Das 7h00 as 8h00 – Quebra-torto 8h00 – Cavalgada no Cerrado e áreas de criação de gado da Fazenda Almoço pantaneiro 13h30 – Check out do apto – Saída com destino a Campo Grande. Chegada prevista 16h00 – mesmo local da saída. Tenham uma boa viagem!!

A média de duração dos passeios é entre 2 a 2h30 e todos são acompanhados com guia pantaneiro especializado em Pantanal que mostra a voce o jardim de sua casa: o Pantanal.


SOLICITE VALORES E INFORMAÇÕES COM carol@fazendasanfrancisco.tur.br

16 de agosto de 2011

Agronotícias

Agronotícias


Embrapa investe em pesquisa com animais da raça Senepol
16 de agosto de 2011 - 13:30h
Autor: Embrapa

A Embrapa Gado de Corte, unidade com sede em Campo Grande, MS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de formar mais um rebanho taurino adaptado – o Senepol. O primeiro rebanho adaptado adquirido há alguns anos e utilizado nas pesquisas foi o Caracu, e a partir de agora a Embrapa conta com mais uma opção em seus trabalhos de melhoramento genético, o Senepol, uma raça desenvolvida nos Estados Unidos, resultado da cruza entre o Red Poll com Senegal N’Dama.

O Senepol é uma raça adaptada ao calor, resistente às doenças tropicais, fértil, que apresenta bom acabamento de carcaça e carne de boa qualidade - macia e suculenta, bem ao gosto do consumidor.

A formação do rebanho na Embrapa teve a colaboração de dois criadores da raça em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas Roberto Coelho da fazenda San Francisco, e de Ivo Reich da fazenda CMI. “A colaboração desses criadores foi fundamental para a formação do rebanho Puro de origem importada (POI). Os animais serão utilizados em pesquisas da Embrapa e como unidade demonstrativa do programa de melhoramento da raça Senepol”, informa o pesquisador Roberto Torres, supervisor dos trabalhos. Segundo Torres, a Embrapa Gado de Corte já fez pesquisas com a raça Senepol, tendo sido utilizada em avaliações de cruzamentos de raças taurinas adaptadas e um teste de touros em parceria com a associação americana de criadores de Senepol.

Os pecuaristas que se dispuseram a colaborar com a Embrapa colocaram suas melhores matrizes para coleta de ovócitos (células sexuais produzidas nos ovários dos animais), doaram o sêmen de reprodutores, de materiais utilizados na sincronização das receptoras, fizeram parceria para a realização da maturação dos ovócitos e cobriram custos diversos como o de transporte para a coleta e de mão de obra especializada utilizada para realizar os trabalhos como de acasalamentos das doadoras, inoculação dos embriões, dignóstico de gestação e sexagem dos embriões. “Coube a Embrapa disponibilizar as matrizes utilizadas como receptoras e executar o manejo dos animais durante o processo de implantação. Sem dúvida, uma parceria digna dos resultados proporcionados”, declara Roberto Torres. O pesquisador informa também que foram implantados 121 embriões e destes, resultaram 31 prenhezes de machos e 22 de fêmeas. Estas prenhezes, explica Torres, são oriundas de 17 das 24 vacas coletadas e de 10 touros diferentes. “Se considerarmos também os avôs maternos, temos um total de 19 touros diferentes o que ajudará o rápido estabelecimento do rebanho Senepol da Embrapa”.

Os animais oriundos destas prenhezes se unirão aqueles provenientes do cruzamento absorvente com o Senepol que serão apresentados para registro. A expectativa da Embrapa é estabelecer um rebanho de 100 matrizes puras da raça Senepol.

O crescimento da raça no Brasil

A raça Senepol foi introduzida no Brasil em 1999 e hoje a estimativa é de que existam registrados no País 15 mil animais. O número de animais dessa raça tem crescido no Brasil e prestado uma importante contribuição na melhoria genética da raça nelore via cruzamento. A informação é do pesquisador Gilberto Romeiro Menezes que trabalha no Núcleo do rebanho da Embrapa juntamente com Roberto Torres. “A Embrapa começou a trabalhar com melhoramento genético da raça há dois anos e nesse trabalho são avaliadas características de reprodução, desempenho e qualidade de carne”, explica Menezes. Ainda segundo pesquisadores, um aspecto positivo é de que esses animais conseguem, com certa facilidade, montar nas vacas nelore e assim fazer o cruzamento sem problema.

O espaço na pecuária brasileira conquistado pela raça está ligado a uma série de fatores, entre eles a fertilidade, adaptabilidade, eficiência reprodutiva, produtividade e qualidade da carne, características necessárias para o sucesso na pecuária moderna.
O cruzamento entre raças, quando bem elaborado, oferece aumento de rentabilidade para o produtor, isso porque os produtos cruzados normalmente superam os de raças puras.

A procura por animais adaptados tende a aumentar, bem como o trabalho de cruzamento entre elas. A busca é por animais mais produtivos, que produzam carne saborosa e de boa qualidade, além de outros atributos.

O gado Senepol é de pelagem curta, cor avermelhada, resistente a parasitoses, carne marmorizada, precocidade sexual e bom acabamento. Segundo informações, a venda de sêmen tem crescido nos últimos anos o que indica um resultado satisfatório pelos usuários.

A pesquisa deverá comprovar por meio de trabalhos científicos as qualidades da raça que é indicada para o cruzamento industrial com zebuínos como o Nelore, e animais de 1/2 sangue britânicos e/ou continentais, aproveitando a heterose maternal e produzindo 100% heterose nos produtos com essas cruzas.

11 de agosto de 2011

IMPERDIVEL & DIVERTIDO. DAVID BRASIL e Beth Coelho (Dona Onça) na FAZENDA SAN FRANCISCO

David Brasil e a Equipe do Programa Domingo Legal no Pantanal Sul - Fazenda San Francisco nesta última semana do mês de Julho.

O programa vai ao ar neste próximo Domingo, dia 14 de Agosto, 12h - horário de Brasilia.

Mostra de forma irreverente e divertida os atrativos do Pantanal. A equipe bem humorada e cheia de ideias divertidas fizeram cenas do dia a dia do pantaneiro como tirar leite da vaca, atravessar o corixo com uma boiada, tosar um carneiro, pescar piranhas e outras aventuras que a Bruna e a Diana quase não encararam. David Brasil pediu socorro aos pantaneiros na hora da travessia do gado, Bruna e Diana tiveram que tirar leite da vaca e tosar um carneiro. Pura diversão...

Na última noite um Show com a Banda Eco do Pantanal, muito Chamamé, Baile, Churrasco de Senepol e Diversão animaram os pantaneiros e pantaneiras da Fazenda San Francisco. O bailão com David Brazil, Bruna e Diana foi animado.

Não percam as Aventuras de David Brasil, Bruna e Diana no Pantanal! Neste domingo, 12h.

Assista o programa e divirta-se com as extravagantes brincadeiras desta turma.

Saudações Pantaneiras, Carol Coelho

10 de agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Presente do Pantanal para a Capital – Roteiro de 26 a 28 de Agosto de 2011

Traga sua Família para vivenciar de perto a Natureza – Aventura, Segurança e Lazer no Pantanal Sul

Roteiro dia a dia – 3 dias e 2 noites – poderá sofrer alteração na ordem das atividades propostas

1º dia – 26 de Agosto de 2011

8h30 – Saída de Campo Grande – Praça do Rádio Rua Barão do Rio Branco

11h30 - Chegada na Fazenda San Francisco e Almoço Pantaneiro.

14h30 – Passeio de Chalana com pescaria de Piranhas

Retorno para a sede e Check in no apartamento (a partir das 16h00)

19h00 – Jantar de Fazenda

20h00 – Focagem Noturna de Animais Silvestres (opcional não incluso neste pacote)

Pernoite na Fazenda

2º dia – 27 de Agosto de 2011

Das 7 as 8h00 – Quebra-torto

8h00 – Safári Fotográfico & Trilha do Carandá

Almoço pantaneiro

15h00 – Canoagem no Corixo

18h30 – Palestra sobre o Pantanal e sua biodiversidade

19h30 – Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo – LUAU Dançante

Pernoite na Fazenda

3º dia – 28 de Agosto de 2011

Das 7h00 as 8h00 – Quebra-torto

8h00 – Cavalgada no Cerrado e áreas de criação de gado da Fazenda

Almoço pantaneiro

13h30 – Check out do apto – Saída com destino a Campo Grande.

Chegada prevista 16h00 – mesmo local da saída.

Tenham uma boa viagem!!

A média de duração dos passeios é entre 2 a 2h30 e todos são acompanhados com guia pantaneiro especializado em Pantanal que mostra a voce o jardim de sua casa: o Pantanal.

SOLICITE VALORES E INFORMAÇÕES COM carol@fazendasanfrancisco.tur.br


Observações importantes:

1 - Este pacote somente será confirmado caso tenha o número mínimo de 04 pagantes para saída do transporte.

2 – 1ª parcela = sinal de reserva via deposito bancário e o restante em 3x no Cartão de Crédito Visa no ato do check-in.

Validade deste tarifário: Exclusivo para Feriado Aniversário de Campo Grande 2011.

O Pacote Inclui:

Ø Transporte Campo Grande x Fazenda San Francisco x Campo Grande nas datas e horários do roteiro acima;

Ø 02 diárias na Pousada Pantaneira em apartamento com ar condicionado, ventilador e frigobar;

Ø Passeios de acordo com o roteiro acima: Safari Fotográfico com Trilha, Passeio de Chalana com pescaria de piranhas, Cavalgada no Pantanal, Canoagem no Corixo;

Ø Pensão completa (02 quebra-tortos, 02 almoços pantaneiros, 01 jantar de fazenda e 1 Churrasco Pantaneiro);

Ø Acompanhamento de guia pantaneiro especializado e;

Ø Seguro passeio.


Não inclui: Bebidas e Gastos extras.

Hospedagem - horários:

Ø Início do pacote: a definir pelo cliente

Ø Entrada no apartamento: 16h00

Ø Fim do pacote: a definir pelo cliente

Ø Saída do apartamento: 13h30


O que trazer para sua viagem ao Pantanal:

  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Sapato fechado (tênis e/ou bota) – 2 pares
  • Chapéu ou boné
  • Roupa de banho (para piscina)
  • Equipamento fotográfico ou filmadora
  • Binóculos
  • Calça comprida para cavalgada (preferência jeans)
  • Casaco impermeável para proteção de vento
  • Casaco e roupa de frio para focagem noturna durante o inverno (abril a setembro)
  • E... Muito pique!!!