30 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] IMPERDÍVEL neste DOMINGO: Ana Hickmman começa 2011 no Pantanal Sul

"Vi animais que nunca pensei em ver soltos na natureza. Fiz coisas que poucas mulheres da cidade grande fizeram. O que posso dizer é que poucos lugares são como a Fazenda San Francisco. As pessoas são de uma doçura e simpatia! Vale a pena conhecer o povo pantaneiro.", disse Ana Hickmann quando esteve no Pantanal Sul.



IMPERDIVEL: A reportagem será apresentada neste próximo dia 02 de Janeiro de 2011, 12h - horário de Brasilia no Programa Tudo é Possivel - para começar o ano com tudo.



Veja a chamada da reportagem no link

http://entretenimento.r7.com/tudo-e-possivel/noticias/ana-hickmann-visita-o-pantanal-notudo-e-possivel-deste-domingo-2-20101229.html







Não percam!!! Divulgem!!!

Abraços e Ótimas Festas, Carol

Fazenda San Francisco Miranda Pantanal SUL

Fotos: Carol Coelho

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] IMPERDÍVEL neste DOMINGO: Ana Hickmman começa 2011 no Pantanal Sul

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Noite dos Tamanduás-bandeira

Em uma boa noite de Safári Noturno aqui na Fazenda San Francisco, o esperto guia Emerson Martins encontrou um número surpreendente de tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).


No total foram oito (8) tamanduás-bandeira encontrados em um pequeno trecho da fazenda. Emerson conta que uma fêmea estava carregando um filhote nas costas.


Esse comportamento pode permanece até o nono mês, quando o filhote desce das costas da mãe, sendo o período que fica mais vulnerável, podendo ser predado por lobinhos e jaguatiricas.

Emerson procurou conscientizar da melhor forma possível os turistas na importância da conservação desse animal, “tamanduá-bandeira têm um papel muito importante na natureza, pois controla formigas e cupins os quais são predadores das plantas, mas infelizmente é um animal que sofre muitas ameaças no Brasil, pela redução de seu hábitat e atropelamento em estradas e rodovias”.




Esse número admirável de tamanduás-bandeiras encontrado por Emerson nos faz acreditar que a fazenda se encontra em um bom status de conservação e acreditar que mudanças de comportamento e pensamento fará esse animal ser apreciado por muitos turistas.

Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho, Heberton Alves e Marcelo Krause

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Noite dos Tamanduás-bandeira

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Ariranha: Gigante das Águas


Elas formam um grupo de mamíferos encontrados em quase todo o planeta. Chamamos de Mustelidae a família das lontras, iraras, furões e ariranhas. São cerca de 59 espécies conhecidas em nossas matas, rios e lagos. Na estrutura corporal não são muito diferentes. Têm corpo alongado, pernas relativamente curtas, cabeça pequena e cauda geralmente longa.

Se compararmos apenas as espécies que ocorrem no Pantanal, o menor é o furão (Galictis cuja) que pesa em média 1 a 3kg e tem cerca de 64cm, enquanto a ariranha (Pteunoruma brasiliensis) chega a pesar 12 vezes mais, 35 kg e medir cerca de 150 a 180cm.



A dieta é carnívora para a maioria, apesar de algumas espécies serem predominantemente onívoras (Irara e Jaritataca) ou piscívoras (Lontra e Ariranha). Nos países de língua Inglesa a ariranha é chamada de giant otter (lontra gigante). Um apelido que convém a essas grandes caçadoras.

A ariranha é considerada o maior mustelídeo do mundo. Possui uma mancha clara na região do peito e da garganta. Essas manchas são únicas para cada animal, o que permite serem individualizados. Possuem hábitos diurno, semi-aquático e social, com grupos formados pelo par reprodutivo e suas proles.



Durante o safári fotográfico aqui na Fazenda San Francisco, tenho a chance de ver semanalmente três indivíduos de ariranhas, visitando o canal de irrigação. Provavelmente, deve ser o casal com um filhote.


Os visitantes ficam impressionados, observando o comportamento do animal dentro da água. O som que elas emitem chama a atenção de todos. São diferentes vocalizações que as ariranhas utilizam para se comunicar e defender seu território.
Aproveitando a oferta de peixes que existe no canal, é comum vê-las capturando o alimento e indo comer em terra firme, ou em troncos caídos dentro d’ água.

Diferente de outra realidade vivida pelas ariranhas de alguns estados brasileiros onde suas populações foram bastante reduzidas devido à perda e degradação do hábitat e caça predatória, aqui na Fazenda San Francisco elas encontram condições ideais para sobreviver e é no ritmo de suas acrobacias aquáticas que as ariranhas desfrutam desse paraíso localizado no Pantanal Sul.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho e Marcelo Krause

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Ariranha: Gigante das Águas

27 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Pousada no Pantanal oferece Ceia de Reveillon Pantaneira



A Fazenda San Francisco oferece aos seus clientes uma programação especial de passeios e atividades de natureza para o Reveillon de 2010 x 2011.

O pacote inclui passeios para observação de vida silvestre. Os clientes ficam hospedados na Pousada Pantaneira localizada na sede da Fazenda. Daí partem os passeios de Safári Fotografico, Chalana, Cavalgada, Canoagem, Trilhas no Pantanal Alagado e Focagem Noturna de Animais Silvestres.







A Ceia de Reveillon será simples e a moda Pantaneira, destinada a familias e casais que procuram sossego e tranqüilidade para a virada.




Contato para reservas: Andréa - reservas@fazendasanfrancisco.tur.br
Veja nossos passeios no site www.fazendasanfrancisco.tur.br


[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Pousada no Pantanal oferece Ceia de Reveillon Pantaneira

21 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Pousada no Pantanal Sul realiza Capacitação em Qualidade de Atendimento e Segurança no Turismo

“Turismo pode ser definido como a ciência, a arte e a criatividade de atrair e transportar visitantes, alojá-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e seus desejos”.

É com este foco que a Fazenda San Francisco, pousada e passeios no Pantanal do Miranda realizou nesta sexta-feira (17/12) uma capacitação de seus colaboradores que atuam no seu dia-a-dia atendendo visitantes do Brasil e de diversos países do mundo.


Durante o treinamento, conduzido pela diretora de turismo da Fazenda, Carolina Coelho, diversas dinâmicas e atividades lúdicas foram realizadas a fim de explorar os aspectos práticos de receber com qualidade de serviços, segurança e excelência no atendimento ao visitante. Uma cartilha foi montada e distribuída para os 18 participantes. Trabalho em Equipe e Gestão de Segurança também foram inclusos na capacitação.



No encerramento foi realizada uma Confraternização de Natal onde a Fazenda distribuiu Cestas de Natal para todas as famílias e colaboradores e o Amigo Oculto finalizou a diversão.




Que 2011 seja repleto de Qualidade, Trabalho em Equipe, Seriedade e Segurança para os clientes internos e externos da Fazenda San Francisco.

É o que deseja os diretores da Fazenda San Francisco!

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Pousada no Pantanal Sul realiza Capacitação em Qualidade de Atendimento e Segurança no Turismo

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Empresárias de Bonito realizam festa de confraternização com o trade turístico.

Na última sexta-feira (17), foi realizado em Bonito, no espaço Guató, uma festa de confraternização e premiação para o trade turístico de Bonito. A ação foi promovida pelas empresárias, Angela Wirth Q. Barbosa proprietária do Boca da Onça, Cristiane e Marcos Pinheiro proprietários do Rio Sucuri, Clair Garzella dos Santos proprietária do Balneário do Sol, Elizabeth Coelho proprietária da Fazenda San Francisco no Pantanal e a gerente geral do Marruá Hotel, Tânia Van der Sand.




O evento contou com mais de 300 convidados, com destaque para a presença do Sr. Matheus Dauzacker Neto, da gerência de promoção e divulgação da Fundação de Turismo de MS, do prefeito municipal de Bonito Sr. José Arthur de Figueiredo, da primeira dama e secretaria municipal de Assistência Social Sra. Izabel Aivi de Figueiredo e do Secretário de Turismo de Bonito Sr. Augusto Barbosa Mariano, e a organização da Festa ficou sob a responsabilidade do representante comercial das empresas envolvidas, Sr. João Henrique R. Pirez, que durante o evento falou um pouco sobre o Roteiro Bonito-Serra da Bodoquena-Pantanal, o qual fazem parte as empresas responsáveis pelo Evento.



Numa noite de muita festa e alegria, foram premiados os agentes e as agências que mais venderam as empresas em destaque. A Agência AR, Crisval Tur e Tucano Tour, receberam os prêmios de vendas do Rio Sucuri, as agências Jaguaretê Tur, Agência Ar, Ygarapé Tour e a Agência Bonito Way, receberam os prêmios da promoção venda premiada do Marruá Hotel e o atrativo Boca da Onça, premiou os três agentes de viagens que mais venderam o passeio durante o ano de 2010, com os prêmios de R$500,00 para Adão Cavalheiro da Boni Tur, de R$1.000,00 para Hélia Cardoso da Big Tour e uma viagem de sete dias com acompanhante para Fortaleza para Jaqueline Vargas da Ygarapé Tour. No total foram entregues dezoito prêmios e brindes sorteados para os guias, motoristas e agentes de turismo presentes na Festa.

Autor/Fonte: João Henrique R. Pirez - AGORA BONITO
Foto: Agita Bonito e Arquivo Bonito MS

20 de dezembro de 2010

Bonito MS | Brasil | ATRATUR: Você vai se encantar com a Fazenda San Francisco

Bonito MS | Brasil | ATRATUR: Você vai se encantar com a Fazenda San Francisco: "Lazer e Aventura no Pantanal Sul. Na Fazenda você vai se diverti muito, você vai se interagir com a natureza.Localizada no Pantanal Brasilei..."

Bonito MS | Brasil | ATRATUR: Você vai se encantar com a Fazenda San Francisco

Bonito MS | Brasil | ATRATUR: Você vai se encantar com a Fazenda San Francisco: "Lazer e Aventura no Pantanal Sul. Na Fazenda você vai se diverti muito, você vai se interagir com a natureza.Localizada no Pantanal Brasilei..."

8 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Dia de Campo da Fazenda San Francisco reúne produtores e pesquisadores em Miranda-MS


No último dia 03 de dezembro, sexta-feira, foi realizado na cidade de Miranda-MS, Dia de Campo da Fazenda San Francisco. O evento, que está em sua 15ª edição, reuniu produtores de irrigantes, representantes de empresas do setor, profissionais e pesquisadores para debater a produção de arroz irrigado no estado de Mato Grosso do Sul.



O encontro, promovido pela Sementes San Francisco e Embrapa, marcou a abertura da Colheita do Arroz Irrigado no MS – Safra 2010/2011.

Os palestrantes convidados para esta edição foram: Dr. Moacir A. Schioochet – melhorista da EPAGRI-SC, que tratou do "Comportamento da cultivar Satoru (SCS 116) em SC", e representando a Embrapa Arroz e Feijão, Dra. Luciene Fróes Camarano de Oliveira – analista, que trabalha na Área de Transferência de Tecnologia, apresentou o tema "Avaliação das cultivares de Arroz Irrigado utilizadas nos V.C.U da Embrapa no MS".



Dr. Jânio Fagundes Borges recebe homenagem de Dr. Roberto Coelho

Convidados puderam conferir os diferentes estágios das lavouras de arroz irrigado. Após as palestras, os presentes puderam conferir os campos de produção e V.C.U. testes de linhagens, nos quais verificaram diferentes estágios das lavouras e receberam explicação do Dr. Roberto Coelho sobre as variedades. No caminho, foram contemplados com a presença de várias aves e animais do Pantanal, como tuiuiús, marrecos, garças, cervo do Pantanal, capivaras, entre outros.

Na volta, foram recepcionados por um almoço, no qual foi servido porco no rolete.

6 de dezembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Surpresa no Quintal

Essa semana, tenho avistado várias vezes uma familia de mão-pelada, é conhecido também como Guaxinim.

Eles andam aqui pelos arredores da pousada para comer sabe o que???

Manga!



De dia são os periquitos, papagaios, tatus e Emas que fazem banquete das mangas aqui no pátio!

E anoite a familia de mão-pelada começa seu roteiro nos manguezais nas casas das familias pantaneiras, e depois na pousada!

O mão-pelada é carnivoro e também se alimenta de frutas, insetos, crustáceos e anfíbios.

É um animal que sempre anda em locais com água, pois tem uma enorma habilidade para caçar nos alagados.

Tem esse nome mão-pelada pois sua mão não possui pelos, e é um animal com muita inteligência e habilidade para caçar utilizando as mãos.

Uma curiosidade legal é que ele lava a caça antes de comer, é fresco!!

São solitários, a fêmea pode ter de 02 a 03 filhotes.


São animais de difícil vizualização, aqui na Fazenda San Francisco pode-se vizualizar caçando nos canais de irrigação do plantio de arroz irrigado.

Essa foto eu tirei aqui na pousada, eles estavam revirando um capim atrás das mangas!

Texto: Roberta Coelho
Fotos: Carol e Roberta Coelho

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Surpresa no Quintal


30 de novembro de 2010

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Empresária do Pantanal participa do programa Benchmarking em Turismo 2010 no México


A empresária Elizabeth Coelho – da Fazenda San Francisco, Pantanal Sul do MS –, embarcou nesta sexta-feira (26) para o México, para participar do programa Benchmarking em Turismo com foco em Segmentação da oferta turística.




No México, especificamente em Riviera Maya, no Caribe, a empresária juntamente com outros empresários do Brasil, permanecerá por uma semana participando de reuniões e visitas técnicas em empresas turísticas com boas práticas em gestão, infraestrutura, formação e qualificação, entre outros aspectos. Os participantes observarão também as ações da entidade pública responsável pela promoção do destino, a atuação de organizações não-governamentais responsáveis pela gestão e plano de manejo da baía de Akumal e pela gestão ambiental para proteção da barreira de corais. Além disso, os empresários se reunirão com a associação dos hotéis da Riviera Maya, que desenvolve trabalho de formação e capacitação de funcionários de meios de hospedagem.

O objetivo do Programa Benchmarking em Turismo é qualificar empresas do setor turístico com foco na incorporação das melhores práticas de gestão, inovação e estratégicas de mercado, por meio da realização de viagens técnicas para destinos nacionais – Projeto Vivências Brasil – e internacionais – Projeto Excelência em Turismo – de referência em determinados segmentos turísticos. A partir da experiência, os participantes devem multiplicar o conhecimento adquirido em sua região, através das ferramentas de apoio produzidas (vídeos e relatórios).

A ação faz parte da última viagem técnica de 2010 do Projeto Excelência em Turismo, desenvolvido em parceria com Embratur, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Sebrae.


Por: João Henrique R. Pirez

[Pousada no Pantanal Sul MS | Brasil] Empresária do Pantanal participa do programa Benchmarking em Turismo 2010 no México

[Pantanal Sul MS | Brasil] Abeta MS promove palestra de capacitação em Ecoturismo


A Comissão Estadual da Abeta MS promoveu nesta ultima quinta-feira, dia 25 de novembro, palestra de capacitação para os ribeirinhos do município de Corumbá (MS) com o tema "Condução de Passeios em Áreas Naturais e Técnica de Mínimo Impacto Ambiental".

A palestra, que integra o Curso de Capacitação em Ecoturismo para Ribeirinhos, organizado pela Veterinária Isabella Fontana, tem como objetivo auxiliar as comunidades locais. A execução do curso teve como parceiros a Ong WCS - Wildlife Conservation Society e Embrapa Pantanal.


O curso, que foi oferecido gratuitamente para dez alunos da comunidade local, nascidos e criados no Pantanal (peões de fazenda, assistentes da Embrapa e ribeirinhos alfabetizados), foi conduzido pela turismóloga Carolina Coelho, com apoio da Fazenda San Francisco. O projeto de capacitação teve a duração de duas semanas, composto por aulas teóricas e práticas, e contou com a participação de dezesseis palestrantes.

29 de novembro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Filhotes à espreita no Pantanal



Dentre as 23 espécies de corujas brasileiras a mais conhecida é a Coruja-buraqueira (Athene cunicularia). Uma das poucas corujas de hábitos diurnos, sendo a grande maioria, notívagas.

Também conhecida como mochos e caburés, as corujas apresentam distribuição cosmopolita, ocorrendo até em regiões polares. São predadoras noturnas vorazes em sua maioria, havendo poucas exceções. Dispõem de excelente audição e boa visão para localizar as suas presas.

No Brasil elas estão divididas em duas famílias, Strigidae e Tytonidae. A única representante da família Tytonidae nas Américas é a Suindara ou Coruja-de-igreja (Tyto alba), sendo muito comum observá-la nas noites de focagem aqui na Fazenda San Francisco Pantanal Sul.


Mas quem nos chama atenção nesse mês de novembro são os filhotes da coruja-buraqueira. Com olhares curiosos e fazendo pequenos movimentos com a cabeça, têm o costume de sempre investigar a entrada do ninho.


A coruja-buraqueira faz seus ninhos no solo, aproveitando um cupinzeiro desabitado ou uma toca de tatu abandonada. A fêmea bota cerca de quatro ovos que são chocados pelo casal. Assim que nascem os filhotes, os pais revezam nos cuidados.




Quando jovem apresentam uma plumagem primária, na coloração branca, sempre arrepiada. Passado alguns meses já começam adquirir a plumagem adulta, com coloração cor de terra, causada pelo contato direto com o solo.







A alimentação dos filhotes é constituída por principalmente besouros e outros artrópodes, mas também não dispensam pequenos vertebrados, mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O modo de caça é conhecido como “peneira”, na qual fica parado em pleno vôo, tendo uma localização precisa das presas no chão, investindo em ataques certeiros.




Um animal que pode confundir a toca (cupinzeiro) de uma coruja-buraqueira como fonte de alimento é o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), mas decepcionado na ausência dos cupins, não encontrando alimento continua sua jornada pasto a fora.



Infelizmente em muitas fazendas da região o fazendeiro remove os cupinzeiros no pasto, por ser competição com o capim-braquiária, e conseqüentemente, interfere na relação que tem o tamanduá-bandeira e a coruja-buraqueira, com esses cupinzeiros.



Por outro lado a visão de fazendeiros que querem manter a presença desses animais em suas propriedades é louvável uma vez que trabalhos de conservação e produção devem caminhar juntos em busca da preservação.

Texto Por: Gabriel Fávero Massocato
Fotos: Carol Coelho - Pantanal Sul - Fazenda San Francisco

[Pantanal Sul MS | Brasil] Filhotes à espreita no Pantanal

16 de novembro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Bonito MS recebe Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica



Entre os dias 17 e 20 de novembro será realizada a XII edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e o II Congresso Pan-americano de Cirurgia do Diabetes tipo 2. O Centro de Convenções de Bonito, em Mato Grosso do Sul, será palco de importantes debates e apresentações de trabalhos científicos sobre obesidade e diabetes, doenças que atingem milhões de pessoas no mundo.



Além de contar com a participação de grandes profissionais brasileiros, os congressos terão também a presença de diversas autoridades médicas internacionais que participarão do evento com o intuito de discutir as melhores alternativas e as novidades no combate às doenças.
Realizado pela primeira vez no estado de Mato Grosso do Sul, o congresso irá atrair atenção do Brasil e América Latina para a região que apresenta os maiores índices de desenvolvimento do País, o Centro Oeste; o que move a comissão organizadora a alcançar o mesmo nível de excelência dos anos anteriores.




A escolha da cidade de Bonito como sede do evento satisfaz as necessidades do congresso com relação a infraestrutura, hospedagem e mobilidade. O congressista terá a oportunidade de aliar conhecimentos científicos e debates à visita a uma região de destaque internacional por sua riqueza em belezas naturais. São mais de 30 opções de passeios junto à natureza, entre eles a cinematográfica Gruta do Lago Azul, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.


Fonte: Midia Max

8 de novembro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pinturas a serviço do Pantanal

Em visita esta semana a Fazenda San Francisco, Jan Dungel me fez viver a forte emoção de encontrar com um dos maiores pintores da biodiversidade mundial.

Nascido na República Tcheca tem visitado regulamente América do Sul desde 1992, onde ele dedica seu tempo á pintura de animais e plantas no seu hábitat natural.

O trabalho nesse ambiente natural é exclusivo para a ênfase na qualidade e autenticidade documental exata.

Em suas ilustrações fieis Jan Dungel retrata a cor, as nuances, os tons e a emoção de conhecer de perto os animais, as plantas e as paisagens dessa terra Pantanal.

Suas figuras nós faz relembrar a época das grandes expedições audaciosas realizadas no Brasil, como a de Alexandre Rodrigues Ferreira que cruzava a Amazônia Brasileira 1783 a 1792 em “A Viagem Philosophofica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá”, retratando os seres da fauna que ali encontravam.

Além de um grande artista Jan Dungel é uma pessoa a serviço da ciência, pois através de suas ilustrações fornece um grande material biológico para os zoólogos e botânicos. Jan Dungel fornece a arte da representação com o fito da observação em ambiente natural, conhecendo o hábito de seus figurantes, desenhando em suas pranchas os seres do mundo natural.

O seu pequeno escritório é embaixo de uma grande arvore, na qual observa os animais circularem bem próximo, mesmo percebendo sua presença os animais que ali circulam não reconhecem como um predador, eles sabem que sua figuras retratadas , podem nos ajudar, ajudar a todos, a conservar tudo isso.

A presença de Jan Dungel no Pantanal é grandiosa, fazendo o nome do Pantanal circular nos mais importantes meios de divulgação, ajudando assim a conter o avanço da destruição e sensibilizando para a sua conservação.

Por: Gabriel Fávero Massocato
Foto do site do pintor: www.jandungel.com

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pinturas a serviço do Pantanal

31 de outubro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Ana Hickmann no Pantanal Sul, Fazenda San Francisco, Miranda * MS

Programa Tudo é Possivel da Apresentadora Ana Hickmann chega a Fazenda San Francisco... conhece a lida pantaneira e sai em busca da fauna do Pantanal... em busca da Onça Pintada!!!

Após o Safari Fotográfico, filmar diversas aves do Pantanal e a raríssima Ariranha, chegam para montar nos cavalos e começar a aventura estilo pantaneiro.







Tocando a boiada com os pantaneiros. Tres gerações: Avo, filho e neto curtindo a linda e simpática apresentadora e modelo.

Diego Sanches e Ana Hickmann na aventura da cavalgada no Pantanal.


Depois, poses para foto com os Pantaneiros...



Ate os visitantes japoneses da Fazenda vieram conhecer a moça...



Ela gostou do pantanerinho...


Obrigada Ana pela sua visita! E que voces consigam achar a majestosa Onça Pintada!!!



[Pantanal Sul MS | Brasil] Ana Hickmann no Pantanal Sul, Fazenda San Francisco, Miranda * MS

29 de outubro de 2010

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pai de Sorte - Ema no Pantanal Sul * Miranda MS


As Emas (Rhea americana) estão despertando atenção dos visitantes que vem aFazenda San Francisco- Miranda MS Pantanal Sul, na verdade os “eminhos” estão ganhando a curiosidade de seus admiradores.




A ema que é uma ave representada pelo grupo das Ratitas, que são as aves sem um vôo potente, cuja a sua distribuição esta com representantes na America do Sul (Ema e Inhambu), África (Avestruz) e Nova Zelândia (Quivi, Emu, Casoar).


Os seus parentes de alto nível das emas no caso o Avestruz diferem pelo seu maior tamanho, plumagem mais densa e por ter apenas dois artelhos, já as nossas representantes medem 1.50m, e seu peso pode chegar a 35Kg, possuindo uma plumagem cinza no peito e dorso, uma faixa preta no pescoço e ter 3 artelhos.


Menos exigente que as outras aves ou, talvez, mais flexíveis quanto ás acomodações disponíveis, diferente de outras espécies, o pai emu esta freqüentando a área em torno da sede da fazenda, provavelmente por ser uma área mais segura para seus 23 a 19 filhotes, ficando difícil até fazer a contagem do grande número de eminhos.


A fase reprodutiva inicia-se em meados de agosto na qual o macho dominante do grupo constrói o seu grande ninho nas áreas mais abertas. Ali são depositado os ovos de cada fêmea reprodutiva do bando. Esta reunião de ovos é função do macho dominante chocar e cuidar da segurança. Após um mês nascem os pequenos eminhos proveniente de uma plumagem mais clara, funcionando como uma espécie de camuflagem.






Quando filhote os eminhos se alimentam de pequenos insetos, frutos e folhas a catar nas áreas abertas. A qualquer sinal da presença de algum predador, o macho emite pequenos ruídos reunindo os eminhos, adotando sempre uma postura ameaçadora, na qual abre as asas como se fossem escudos e exibe o seu grande bico.


Infelizmente a realidade para esses animais não é muito boa em algumas regiões do pais, onde a redução do seu habitat fez cair a população desses animais, mas aqui na fazenda San Francisco temos o prazer de apresentar os nossos mais novos visitantes, aqui eles estão livres para correr, brincar, alegrar e conscientizar a todos, bom que eles vão permanecer por alguns meses, podendo assim todos virem visitalós e levar uma foto da família toda reunida, pai Emu e seus..... filhotinhos.


Por: Gabriel Fávero Massocato
Foto de Pantanal: Carol Coelho

[Pantanal Sul MS | Brasil] Pai de Sorte - Ema no Pantanal Sul * Miranda MS