28 de setembro de 2010

[Pantanal MS | Brasil] Programa Benchmarking analisa ecoturismo no PANTANAL

O Programa “Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil”, executado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, realiza sua última viagem técnica nacional. Nesta semana (de 27 de setembro a 3 de outubro) empresários do segmento de ecoturismo de várias regiões do Brasil participam de reuniões e visitas técnicas no Pantanal Sul, com o objetivo de assimilar novos conhecimentos que possam contribuir com a melhoria do setor.
As visitas técnicas ocorrem principalmente na região de Miranda (MS). Entre os equipamentos visitados, os empresários conhecerão a experiência bem-sucedida do Centro Referencial da Cultura Terena, estrutura mantida pelo governo municipal com o objetivo de inserir a cultura indígena terena no circuito turístico.
Outro ponto de observação será o Refúgio Ecológico Caiman, empreendimento privado que é referência internacional em ecoturismo, formação de guias especializados e atendimento. Sua principal atividade é a observação de vida selvagem, especialmente birdwatching (observação de aves).
A programação prevê visitas técnicas em outros meios de hospedagem, entre os quais, a Fazenda San Francisco, uma fazenda que aproveita grandes áreas de arrozal e pecuária para conciliar produção rural e ecoturismo. A programação encerra com um Seminário onde representantes do poder público e de associações ligadas ao turismo vão apresentar as estratégias de promoção do destino.
O Pantanal integra o roteiro de viagens técnicas do Programa “Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil” por ser referência em ecoturismo. O objetivo do Programa é qualificar o empresariado brasileiro e aprimorar os diversos segmentos do turismo com base na observação e reprodução de boas práticas identificadas em destinos-referência.

[Pantanal MS | Brasil] Programa Benchmarking analisa ecoturismo no PANTANAL

22 de setembro de 2010

[Pantanal MS | Brasil] Começa a Abeta Summit 2010 com o tema “Comunicação, Comercialização e Competitividade”


Começou nesta segunda-feira o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Summit 2010. Na abertura oficial esteve presente o Ministro de Turismo Luiz Carlos Barreto, o presidente da ABETA Jean-Claude Razel, o presidente da Adventure Travel Association (ATTA) Shannon Stowel e o gerente de vendas internacionais da TAM, José Roberto Pereira.




Esse ano a Summit conta com mais de 700 inscritos, entre eles 59 buyers (compradores) nacionais e internacionais e 63 suppliers (vendedores). Segundo Jean-Calude “O evento é considerado o maior encontro do mercado de Ecoturismo e Turismo de Aventura da América Latina, a estratégia é consolidar o destino Brasil, como um competidor de nível mundial nos segmentos de Natureza, Aventura e Ecoturismo”.

Hoje (terça-feira) o almoço foi oferecido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, onde a Turismóloga e Gestora de Eventos da Fundação de Turismo de MS, Alessandra Fernandes, fez uma breve apresentação do Estado mostrando suas principais riquezas, como Bonito e Pantanal.

Por: João Henrique R. Pirez


[Pantanal MS | Brasil] Começa a Abeta Summit 2010 com o tema “Comunicação, Comercialização e Competitividade”

15 de setembro de 2010

[Pantanal MS | Brasil] Animais em Extinção



Hoje em dia a questão de Animais em Extinção tem cada vez mais destaque na mídia. No Brasil o tráfico de animais silvestres, as queimadas e as agressões aos ecossistemas colocaram vários animais brasileiros nessa lista. A arara-azul, cachorro-vinagre, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro, entre outros, são alguns exemplos dessa triste lista.



A Fazenda San Francisco no Pantanal Sul, com sua produção sustentável e respeitando o meio ambiente, acaba se tornando um refúgio para muitos desses bichos.


Um exemplo é o turismo realizado na propriedade, que durante o safári fotográfico, que é realizado em carros adaptados, com guias pantaneiros treinados e motoristas sempre atentos, visitantes do mundo todo, tem a oportunidade de avistar muitos desses animais que estão nessa triste lista.


Por: João Henrique R. Pirez

[Pantanal Sul | Brasil] Fazenda San Francisco Agroecoturismo

8 de setembro de 2010

[Pantanal MS | Brasil] Fazenda San Francisco divulga o Pantanal Sul em Workshop na Bolívia.

No mês de Agosto, empresários do turismo de Bonito, Campo Grande e Pantanal Sul, estiveram participando de um Workshop na cidade de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.

A convite OGD (Organización y Gestión del Destino Turístico Santa Cruz) e realização do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de MS em parceria com a GOL Linhas Aéreas, o Workshop ocorreu na Câmara de Indústria e Comércio de Santa Cruz e contou com a participação de 16 empresários de Mato Grosso do Sul, incluindo a Sra. Beth Coelho da Fazenda San Francisco, além do Secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano e do gerente de promoção e divulgação da Fundação de Turismo de MS o Sr.Matheus Dauzacker.




Estiveram presentes no Workshop 28 empresários do turismo de Santa Cruz e segundo Juca Ygarapé, empresário de Bonito, essas ações são muito importantes pois “coloca o empresário frente a frente com os agentes e operadores de turismo que vendem o destino, sanando assim todas as dúvidas na comercialização do destino Bonito, além de ser uma importante ação para a promoção e divulgação do turismo de Mato Grosso do Sul no exterior.”


Dando continuidade a essa ação a Fundação de Turismo de MS, está tentando viabilizar a vinda de pelo menos 06 operadores de viagens da região, para uma viagem técnica no Pantanal e Bonito, para que os mesmos possam conhecer os produtos apresentados no Workshop.

Por: João Henrique R. Pirez

2 de setembro de 2010

Bonito e Pantanal - Jornalistas estrangeiros fazem reportagens sobre as belezas naturais do MS

Bonito e Pantanal - Jornalistas estrangeiros fazem reportagens sobre as belezas naturais do MS



Com informações Fundação de Turismo MS: Monica Fonseca

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul viabilizou no mês de agosto, a vinda de duas equipes de jornalistas do exterior para conhecer e divulgar o Estado nos seus países. O Press Trip, como são conhecidas essas viagens, visa trazer jornalistas de outros estados e países para fazer reportagens sobre os atrativos locais com o objetivo de difundir essas informações e atrair um número maior de pessoas, alavancando a venda de pacotes turísticos para o Estado.


No dia 19 de agosto, os jornalistas Angelo Gandolfi e Elizabeth Vaniersel, da revista Oasis, pousaram no Pantanal no qual passaram oito dias e depois seguiram para Bonito onde ficam até o dia 02 de setembro. Nesse período vão realizar safáris e passeios para fazerem registros fotográficos para a revista Oasis. A Oasis é uma publicação renomada da Itália, com grande inserção no mercado. O público alvo são os amantes do ecoturismo e turismo de aventura e de alto poder aquisitivo.


Angelo Gandolfi é fotógrafo de natureza desde 1983 quando iniciou a carreira na Oasis, ele acredita que a fotografia desmistifica e aproxima as pessoas da natureza. Já esteve em vários lugares no mundo, mas tem uma expectativa muito grande em relação ao Pantanal e Bonito. "Quando vamos para a África, por exemplo, já sabemos o que vamos encontrar, aqui existe o elemento surpresa, espero ver muitos pássaros no Pantanal e acredito que eles darão belas fotos", disse.


A vinda de Angelo Gandolfi e Elizabeth Vaniersel é um dos resultados da participação da Fundação de Turismo na Feira de Turismo em Rimini, Itália, em 2009. Na ocasião o diretor da revista Oasis, Fabrizio Ventura, entrou em contato com o Gerente de Promoção e Divulgação da Fundtur Matheus Dauzacker Neto, solicitando apoio para a realização do Press Trip. A operacionalização foi possível devido às parcerias com TAM Linhas Aéreas, com a operadora de turismo La Chiocciola Tour e parceiros locais.


Já no dia 22 foi à vez dos jornalistas Dinamarqueses chegarem para o Press Trip. Foram quatro dias para fazer as reportagens sobre o Pantanal de Miranda e Bonito. No itinerário passeio de chalana, safári fotográfico e focagem noturna, no Pantanal e em Bonito a Gruta do Lago Azul, cachoeiras da Boca da Onça, Balneário Municipal, passeio de bote no rio Formoso, Projeto Jibóia, visitação a Taboa Fábrica dos Sonhos e flutuação no Rio da Prata.


Segundo Nikolaj Witte e Pernille Wessel Buchwald, jornalistas e proprietários do site de viagens e TV online Rejseprogrammet.dk, a necessidade de vir ao Brasil partiu de uma pesquisa de opinião que fizeram na maior feira de turismo dos países da Escandinávia. Através da pesquisa eles descobriram que os dinamarqueses queriam mais vídeos sobre o Brasil. A partir daí conseguiram viabilizar a viagem com o apoio da Embratur e TAM Linhas Áereas.


"O Brasil é um país desconhecido para nós, existe uma curiosidade, mas falta informação. Esse Press Trip vai aproximar nossos países e atrair muitos turistas dinamarqueses para cá. Na Dinamarca 90% a 95% das viagens são decididas através de pesquisas pela internet, a compra dos pacotes também é online", afirmou Nikolaj.


Segundo os jornalistas tanto Pantanal como Bonito surpreendem pela beleza e pela preservação, "Bonito nos dá uma aula de conservação é muito bom ver como o Brasil está à frente de países desenvolvidos no ecoturismo", elogiou Nikolaj.


Foram parceiros da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul na operacionalização do Press Trip: Águas do Pantanal Operadora de Turismo; Chalana Águas de Miranda; Fazenda San Francisco; Fazenda Baía das Pedras; Fazenda Caiman; Pousada Remanso; Taboa Fábrica dos Sonhos; Restaurante Pantanal; Gruta do Lago Azul; Balneário Municipal; Passeio de Bote Rio Formoso; Projeto Jibóia; Flutuação do Rio da Prata; secretária municipal de Bonito.



1 de setembro de 2010

Fazenda San Francisco do Pantanal Sul participa da AVIRRP em Ribeirão Preto-SP



Durante os dias 20 e 21 de Agosto, aconteceu em Ribeirão Preto a maior Feira de Turismo do interior de São Paulo, a AVIRRP - Encontro Nacional de Agências de Viagem 2010.

Esse ano a AVIRRP trouxe novidades, como o sorteio de um carro zero entre os agentes de viagens visitantes e cinco delegações internacionais, da Argentina, Chile, Peru, França e Israel, que somaram 21 pessoas.

Durante os dois dias foram registrados mais de três mil e quatrocentos agentes de viagens na Feira, provenientes de 23 caravanas espalhadas por todo o interior de São Paulo e cidades como Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Maringá, Londrina e Curitiba (PR), Florianópolis e Joinville (SC), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e 307 expositores.

No evento, João Henrique R. Pirez, representante Comercial da Fazenda San Francisco, aproveitou para divulgar o Projeto Escola “Estudo do meio Pantaneiro.