7 de dezembro de 2009

[Pantanal MS | Brasil] Pesquisadores buscam ações para evitar desaparecimento da onça-pintada

Contra a exploração: Pesquisadores buscam ações para evitar desaparecimento da onça-pintada


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reuniu 35 pesquisadores em Atibaia, São Paulo, para discutir medidas que ajudem a reverter o crescente quadro de redução da onça-pintada no país.



Os estudiosos já definiram 50 ações emergenciais para preservar a espécie, que vão desde a adoção de políticas públicas até o combate à caça. Segundo os pesquisadores, a caça aliada aos conflitos dos predadores com atividades humanas e à fragmentação de habitats naturais são as causas mais sérias para o desaparecimento do mamífero.


A onça-pintada é considerada “ameaçada” na Mata Atlântica, “vulnerável” no cerrado e “criticamente ameaçada” na caatinga. A melhor situação do animal está no Pantanal e em pontos da Amazônia.




Os pesquisadores fizeram ainda estatísticas sobre as populações de onças no país, o que pode ajudar nos esforços para salvar a espécie onde ela tem maior risco de desaparecer em curto e médio prazos. O Nordeste abriga menos de 250 desses animais e pode ter a espécie extinta em 60 anos. Uma solução para mudar essa tendência preocupante é criar novas unidades de conservação e corredores unindo as já existentes, ligando assim as populações isoladas.


Em meados de 2010, o governo federal promete publicar um plano nacional para a conservação da onça-pintada, levando em conta todos esses aspectos.

O biólogo MsC. Henrique Villas Boas Concone representou a Fazenda San Francisco durante o evento participando intensamente do plano de ação.

[Pantanal MS | Brasil]


2 de dezembro de 2009

Cozinha Regional Pantaneira



O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul


apresenta

Cozinha Regional Pantaneira


Uma Comitiva de Sabores pelo Pantanal



Onde um grupo de pesquisadores e Chefs de Cozinha tem por objetivos principais levantar e mapear dados da Cozinha do Pantanal, seus ingredientes, temperos e preparos.

O TRABALHO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO O REGISTRO, POR MEIO DE MAPEAMENTO E LEVANTAMENTO DE DADOS, DA COZINHA DO PANTANAL E RECEBE NESTE ANO O INVESTIMENTO DO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MS, ATRAVÉS DO FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS DE MS.

Leia abaixo os detalhes desta odisséia pelo bioma brasileiro de mais rica fauna e flora, e que representa um mundo de novidades para a Gastronomia.

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

Realizar trabalho científico e técnico de mapeamento e levantamento de dados da Cozinha Regional Pantaneira, na Região do Pantanal, registrando os resultados em filmagem de câmera digital e anotações técnicas, sendo os registros feitos por um Pesquisador e Chef de Cozinha, uma Chef de Cozinha e Mestranda da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, um Historiador e Coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo e um Video-Maker, no intuito de divulgar os resultados em revistas e websites de Gastronomia, Centros de Pesquisas em Gastronomia Brasileira e da área científica.

JUSTIFICATIVA:
O Pantanal é um paraíso natural, e é neste cenário exuberante de fauna e flora diversificadas que encontra-se o pantaneiro com seus hábitos, costumes e cultura que cria novidades para o mundo da Gastronomia. Existem registros bibliográficos de que os silvícolas da região semeavam e colhiam: milho, batatas, mandioca, amendoim, pescavam e caçavam, além de cultivar também frutas silvestres e criavam animais. Após a chegada dos espanhóis, nos idos de 1535, costumes foram introduzidos nesta região, inclusive na culinária, iniciou-se o uso da carne bovina e de métodos de conservação (salga, charqueada). Hoje o turismo rural reflete na alimentação da comunidade local.

Com a contribuição dos diferentes fatores citados acima, formou-se então a cultura culinária pantaneira, atual e presente no Centro-Oeste brasileiro e algo que suscita a vontade de realizar um projeto de MAPEAMENTO E LEVANTAMENTO DE DADOS da Cozinha Regional Pantaneira.

Este mapeamento e levantamento será diferencial, pois levará para a Região Pantaneira: um Historiador de Gastronomia Brasileira e Coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira que conta com um núcleo de documentação em Gastronomia, o Prof. Dr. Ricardo Maranhão (com mais de 20 livros e publicações editados no Brasil); os Pesquisadores de Cozinha Pantaneira e Chefs de Cozinha sul-Mato-grossenses Paulo Machado e Dedê Cesco e o Fotógrafo Marcos Fachini, na busca de inúmeras informações sobre a Cozinha Regional Pantaneira, tudo registrado em vídeo digital e anotações técnicas para serem posteriormente publicados em veículos da mídia de Gastronomia e Ciência, divulgando a região mais importante para o ecoturismo sul-mato-grossense: O Pantanal. Desta forma vê-se justificado o aporte de recurso público para esta expedição de mapeamento e levantamento de dados sobre a Cozinha Pantaneira.


Objetivo Geral:
LOCALIZAR E MAPEAR A CULINÁRIA PANTANEIRA DO PONTO DE VISTA DA HISTÓRIA E DA SOCIOLOGIA, BUSCANDO E COMPILANDO RECEITAS VARIADAS, DOCUMENTADAS OU INÉDITAS, COM O REGISTRO EM MÍDIA DIGITAL DESTE TRABALHO DE PESQUISA.


Objetivos Específicos:


- APONTAR E TRAÇAR UMA LINHA DE RECEITAS DE OBJETO DE PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALTA GASTRONOMIA TOMANDO POR BASE A CULINÁRIA DO PANTAL;

- ENTREVISTAS COM LOCAIS: PANTANEIROS, ARTISTAS, COZINHEIROS, HISTORIADORES E CHEFS DE COZINHA DO MATO GROSSO DO SUL;

- PESQUISA DE CAMPO: PROCURAR E MAPEAR EM FAZENDAS DA REGIÃOPANTANEIRA: FRUTOS E MATÉRIA-PRIMA UTILIZADAS NA COZINHA LOCAL;

- ATRAVÉS DO VÍDEO DIVULGAR PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES O BEM IMATERIAL DE VALOR IMENSURÁVEL QUE É A DOCUMENTAÇÃO DA GASTRONOMIA DO MATO GROSSO DO SUL: RICA EM INGREDIENTES DIVERSIFICADOS, SAUDÁVEIS E MUITAS VEZES INÉDITOS PARA O POVO BRASILEIRO E PARA O MUNDO;

- REGISTRAR RECEITAS DO PANTANAL NO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISAS EM GASTRONOMIA BRASILEIRA, DANDO PUBLICIDADE A COZINHA REGIONAL PANTANEIRA.

Expedição Científica: Cozinha Regional Pantaneira

O grupo de pesquisas Cozinha Regional Pantaneira, convida os jornalistas do Mato Grosso do Sul para a COLETIVA DE IMPRENSA sobre a Expedição Científica: Cozinha Regional Pantaneira.

Participantes da coletiva:

- Prof. Dr. Ricardo Maranhão – Doutor em História e Sociologia pela Unicamp, é coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira – São Paulo, e Prof. de História da Alimentação da Universidade Anhembi Morumbi - SP (com mais de 20 livros e publicações editados no Brasil); Munido de seu Caderno de Campo, será o responsável pelo registro histórico e sociológico da expedição científica.

- Chef Paulo Machado – com passagem por importantes restaurantes nacionais e internacionais (Martin Berasategui – 3 estrelas Michelin), e formação em Gastronomia pelo Institut Paul Bocuse – Lyon, França e Universidade Anhembi Morumbi – SP. Atualmente é Chef-consultorem Campo Grande, e realiza pequenos banquetes como personal Chef. É professor de Cozinha Brasileira e Cozinha Contemporânea nas Universidades Anhembi Morumbi e São Camilo – SP. Mestrando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. É proponente do Projeto de Pesquisas Cozinha Regional Pantaneira. Munido de seu caderno de campo, junto com a Chef Dedê Cesco, será o responsável pelo registro de receitas, ingredientes e novos temperos do Pantanal.

- Chef Dedê Cesco – com importante trabalho sobre a cozinha regional pantaneira e sul-matogrosense, a Chef é mestranda da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com o tema de estudos: Cozinha Regional Pantaneira. É Chef-consultora em Campo Grande e responsável pelo Buffet Dedê Cesco. Munida de seu caderno de campo, junto com o Chef Paulo Machado, será a responsável pelo registro de receitas, ingredientes e novos temperos do Pantanal.

- Marcos Fachini – fotógrafo e vídeo-maker em São Paulo. Com formação em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em fotografia de alimentação pelo Instituto de fotos de São Paulo. Será o documentarista da expedição.

- Geovah de Araujo - “prático pantaneiro” há mais de dez anos conduzindo expedições para o Pantanal, será o guia condutor do grupo de pesquisas.

Local: Restaurante Fogo Caipira - José Antônio, 145 • Centro • e-mail: contato@fogocaipira.com.br
Fone: (67) 3324.1641 | 3382.0731 – Chef executiva: Ana Elvira

Horário: 19:30

Na ocasião o restaurante Fogo Caipira inaugura também a exposição coletiva de quadros da artista plástica Lúcia Barbosa, com motivos do Pantanal.

Sábado, dia 05 de Dezembro a equipe visitará a Fazenda San Francisco, localizada no Pantanal de Miranda, realizando uma inspeção técnica da culinária Pantaneira.

Contato:

Chef Paulo Machado.

67- 9217-6078 – chefpaulomachado@uol.com.br

www.cozinhapantaneira.blogspot.com